RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

segunda-feira, outubro 25, 2004
Mostra BR (1)

La Niña Santa

Não vi O Pântano, o anterior da Lucrecia Martel, mas parece que esse não foge muito do estilo dela. Um ótimo filme, tanto pela forma com que a história é contada como pelo jeito que ela filma tudo isso. É tudo oblíquo, vamos sabendo da história pelas beiradas e vemos as coisas através de quadros dentro de quadros, ou por espelhos, ou pelos segundos planos, etcs. A sexualidade é latente mesmo que nunca explícita e o retrato que dá da juventude é exemplar. Tanto a garota como a sua mãe foram escolhas ótimas, as duas são sexys sem exatamente serem. E o final é daqueles que adoro, isto é, quando vejo certos planos e penso "acaba aí, acaba aí" e isso ocorre dá uma satisfação tremenda (e muitos filmes além de estragarem estes momentos para mim estragam os própriso filmes). Corte exato. Certa parte do público irritada. Não importa, era pra ser aquele final mesmo.

Papai Noel Às Avessas (Bad Santa)

O filme não tem nada de muito diferente, mas tem momentos muito engraçados com o Billy Bob Thornton acabadão. Parece que há uma versão mais pesada que saiu em dvd (Badder Santa), fico curioso. Podia ter mais sacanagem, já que o papai noel é tarado. O garoto é um coitado (queria ver como ele é nas filmagens hehe). O público curtiu muito (achando graça até demais em piadas mais ou menos).

A Música Mais Triste Do Mundo (The Saddest Music In The World)

Primeiro do Guy Maddin que vejo. Bom, pra quem não conhece é uma boa porta de entrada. Ele filma como se estivéssemos na era do mudo ainda, só que o filme tem falas e tudo mais. Estranho, mas nem tanto, a narrativa não é tão ousada assim, só o visual. Aqui o concurso tem seu humor (diferente, mas engraçado). Há várias "esquisitices" aqui e ali, mas nada que não se encaixe no filme, fazendo com que tudo seja apreciável e não incômodo. Maria De Medeiros parece ideal para este tipo de filme. Isabella Rossellini está caricata e muito boa (fazendo uma mulher sem pernas). Logo após o filme vi a entrevista dele ao vivo, foi curioso.

Crepúsculo Das Ninfas De Gelo (Twilight Of The Ice Nymphs)

Filme colorido de Maddin. A encenação como um conto de fadas permanece. O filme todo parece um grande sonho. O final é um pouco irônico e triste. As influências de sua obra são constantes e evidentes.

Contos Do Hospital De Gimli (Tales From The Gimli Hospital)

Mais um Maddin. P&b e com mais cara de filme mudo (poucos diálogos). Um conto de fadas mais sombrio e como o anterior com um final nada alegre. Muitas coisas interessantes, ao mesmo tempo acho que não quero ver mais Maddins por enquanto...


posted by RENATO DOHO 7:11 PM
. . .
Comments:


. . .