RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, novembro 12, 2004
Easy Riders, Raging Bulls



Bem legal o documentário, passou na GNT. Longo, mais de duas horas com comerciais (2 horas sem).

Não posso comparar com o livro em que o documentário foi baseado pois ainda não o li (mas possuo). Claro que o livro deve ter muitos mais detalhes.

Acompanha a queda dos estúdios, a influência dos novos cinemas (nouvelle vague) nos jovens cineastas americanos, Sem Destino e assim vai até o final quando Star Wars e Tubarão instalam os blockbusters.

Uma curiosidade que não sabia:

- os roteiristas de Bonnie & Clyde deram o roteiro pro Truffaut que passou pra Godard já que ia fazer Fahrenheit 451 e Godard recusou pra fazer Alphaville até que Truffaut numa festa em Paris deu o roteiro pro Warren Beatty, achando que era o projeto certo para ele como ator. Truffaut e Godard estiveram em Chicago na época que Bonnie & Clyde estava sendo feito por Arthur Penn.

Uma parte engraçada é a da casa de praia em Malibu onde Margot Kidder e Jennifer Salt decidiam quem podia entrar ou não nela. Brian De Palma foi e Margot teve uma queda por ele (tiveram um caso), o que é espantoso pois vemos uma foto do Brian e ele sem barba é mais estranho ainda (já Margot quando jovem era uma graça). Depois Martin Scorsese aparece com seu "amigo estranho" Harvey Keitel e essa parte é hilária pois Jennifer e Margot lembram que Harvey não desgrudava de Martin, os dois sempre andavam juntos (que casal bonito!) hehehe Spielberg foi trazido por Martin. Paul Schrader e John Milius também andavam por lá. Tanto Spielberg, Schrader e Scorsese não eram conquistadores segundo elas, na verdade eram uns nerds que gostavam de ficar juntos falando de filmes, diretores e projetos. Milius lembra dos bons tempos, cheio de mulheres e festas hehehe O mais legal é que enquanto falam vemos os filmes caseiros que elas gravavam com todos jovens na casa se divertindo (Spielberg com uma câmera, Scorsese rindo, etcs).

Sam Peckinpah é retratado em algumas partes. Engraçado quando o produtor foi apresentar Bob Dylan para Sam. Estavam chegando na casa (fora da cidade onde iam filmar) quando ouvem barulho e gritos e a empregada sai da casa desesperada. Depois ouvem tiros e quando entram na casa está Sam peladão com uma garrafa numa mão e uma arma na outra. Um espelho quebrado (pelo tiro) e ele encarando sua imagem distorcida no espelho. O produtor, "Sam, este é o Bob Dylan" achando que Bob ia desaparecer do filme depois dessa hehehe

Falam da cocaína que se alastrou por Hollywood, todos usavam e como isso foi afetando os filmes e diretores (Schrader fala de Peckinpah não conseguindo sair do poço por causa disso, quando antes com bebida e maconha conseguia e acabando com sua carreira e vida). Um fato engraçado é numa homenagem na AFI ao Hitchcock (vivo ainda) um produtor foi no banheiro e em todos os compartimentos tinham muitos pés e o som de fungadas eram incrível. Parecia até uma piada o contraste da homenagem e do clichê exagerado da cheiração. Quando ele olhou pro velhinho que cuidava do banheiro entregando as toalhas caiu no riso de tão ridículo que a situação era.

Martin Scorsese filmando New York, New York era um retrato do que acontecia naquele. Quis fazer um filme que juntasse os antigos musicais com a emoção de Cassavetes, estava com problemas com a esposa, tinha um caso com Liza Minnelli, passava noites em claro sob efeitos de drogas...

A ex-esposa de Peter Bogdanovich fala como descobriu Cybill Shepard numa capa de revista e como percebeu como durante a filmagem Peter foi se apaixonando por Cybill (que já tinha tido um caso com Jeff Bridges). Cybill também fala em como hoje sente como deve ter sido ruim para a ex-esposa de Peter a situação (que achava que aquilo seria apenas um caso passageiro, um acidente de filmagem).

Outra coisa engraçada é George Lucas fazendo Star Wars. Ele apresentou uma versão bruta pros amigos (sem efeitos especiais) e Brian De Palma foi o mais sarcástico perguntando da tal "força". Lucas levou na esportiva, mas lá somente Spielberg se entusiasmou e disse que o filme estouraria. O pessoal não levou a sério pois Spielberg "era entusiasmado demais com tudo mesmo" hehehe E Lucas sempre dizendo que o pornô que era a salvação, que não necessitava de grandes locações ou astros. Milius divaga achando que se não fosse por Loucuras De Verão e Star Wars Lucas seria o dono de um império da pornografia e talvez mais rico do que é hoje.

Do Spielberg falam da filmagem de Tubarão em particular. Em como a pressão e exigências foram tremendas em cima dele. Pessoal do estúdio foi até o local de filmagem para ver os problemas e como na época começava a ter os diretores megalomaníacos drogados estragando os filmes ao verem Spielberg que era o oposto disso (não bebia, não fumava, e deixava o ego de lado) o deixaram concluir o filme.

Richard Dreyfuss lembra de quando for ver o filme e esqueceu que tinha participado dele tamanho envolvimento emocional com o que via na tela e pela primeira vez em sua vida viu algo que achava inédito: ao terminar o filme a platéia delirou, eram gritos, aplausos, uma coisa absurda. No banheiro (único local que dava pra se conversar) o pessoal do estúdio decidiu lançar em quantas salas conseguissem devido à reação da platéia.

Roger Corman quando viu Tubarão achou que estava perdido, eles (Hollywood) conseguiram fazer o que ele vinha fazendo com mais dinheiro e qualidade.

Um momento raro que nunca tinha visto: Roman Polanski emocionado dando a primeira entrevista coletiva após o assassinato de Sharon Tate.

Bom, tem mil e outras histórias. Dennis Hopper fazendo The Last Movie, Robert Altman brigando com Warren Beatty, Hal Ashby também brigando com Beatty, os filmes de Bob Rafelson e o sucesso com os Monkees, o estado de Schrader ao escrever Taxi Driver, Coppola recusando duas vezes O Poderoso Chefão, John Schlesinger querendo sair do armário ao fazer Perdidos Na Noite, Caminhos Perigosos fazendo relativo sucesso para ser esmagado a seguir por O Exorcista, etcs.

Falam um pouco de Julia Phillips também. Uma produtora de sucesso nos anos 70 que se acabou com as drogas. Ela e Dreyfuss no set de Contatos Imediatos eram incontroláveis. Morreu cedo.

Eu tenho o livro dela que quando Dreyfuss leu ficou p... da vida, mas lembrou que a coisa era bem pior e deixou quieto.

Falta ver o documentário que tenho gravado sobre o Robert Evans que também é abordado no Easy Riders, Raging Bulls.

Aliás, juntado esses filmes e livros mais o A Decade Under The Influence, o documentário sobre a Zoetrope que vem de extra no dvd de THX e algumas outras fontes dá um retrato legal dessa turma.

Senti falta de abordarem John Cassavetes, Terrence Malick, Brian De Palma, Michael Cimino e muitos outros importantes da década de 70.

Os entrevistados na maioria são os menos conhecidos como Schrader, Milius, Fonda, Hopper, Arthur Penn, Dreyfuss, Shepard, os produtores e roteiristas, Bogdanovich, etcs. Coppola, Scorsese e Lucas aparecem em entrevistas da época.

A narração é de William H. Macy.

No dvd duplo do documentário vem mais mini filmes sobre os temas:

The Times
Sex and Drugs
United Artists and Midnight Cowboy
The Film Critics
Robert Altman: A Director's Style
Hal Ashby: The Homeless Spirit
Peter Bogdanovich: The Man Who Loved the Movies
Francis Ford Coppola: Director's Journey
Dennis Hopper: Actor as Director
George Lucas: A Galaxy Far, Far Away
Sam Peckinpah: Sensitive Access
Martin Scorsese: Talent Finding the Edge
Steven Spielberg: Innocent Savant
The Participants Strike Back
The Author: Peter Biskind


Vale então conferir o dvd (que duvido que seja lançado por aqui).

O final é bem escolhido ao mostrar Scorsese terminando a década querendo desistir da carreira e tendo a chance da ressurreição largando as drogas e fazendo Touro Indomável (a cena mostrada é exemplar).

Sobre o que essa geração e época significaram cinematograficamente cada um chega às suas conclusões. Pode-se refletir sobre egos, arte e comércio, a dependência e independência em cada um dos integrantes dessa "onda", em como indiretamente ou diretamente o que cada um fazia atingia (ou modificava) o outro (aliás isso é na vida como um todo), etcs. Que os teóricos teçam seus comentários.

Reprises: GNT => sexta - dia 12 às 17h00 e segunda - dia 15 às 02h30.


posted by RENATO DOHO 1:55 AM
. . .
Comments:


. . .