RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, novembro 13, 2004
The Great Artists - Os Impressionistas

Essa série de documentários está saindo pela ST2 Video e é bem legal para quem queira conhecer mais dos pintores abordados. Esse dos impressionistas é duplo e fala de Pissarro, Manet, Monet, Degas, Renoir e Seurat em episódios de 50 minutos cada (quase 5 horas esse dvd duplo!). Procurei informações da edição original mas não encontrei, parece que lá fora saiu em fitas individuais para cada pintor... Sei que tem o segundo volume que aborda pintores holandeses e flamengos (locação em breve). Espero que saiam mais (queria ver sobre Turner, Hopper e Register). A ST2 também lançou uma coleção que parece ser muito boa, Great Composers, com um maestro falando dos compositores e uma orquestra mostrando trechos de certas obras (já tem 3 volumes). Isso me faz lembrar da excelente série que Wynton Marsalis fez com Seiji Osawa sobre música misturando erudito com jazz. Os especialistas dos episódios são William Cummins, Carole Guberman e David Addison. A realização é ótima pois gravaram em locações atuais as passagens em Paris (e a imagem é bem definida) além de mostrar os quadros, fotos da época, trilha sonora adequada e narração competente. Como os pintores abordados faziam parte do mesmo movimento algumas informações são reprisadas, mas sempre de forma diferente, oferecendo um outro ponto de vista para não deixar a coisa repetitiva demais (às vezes a falta de imagens de outros quadros faz com que voltemos aos mesmos). Não dá pra ignorar algum deles e nem ter um favorito. Todos têm momentos brilhantes. Antes de ver eu me inclinava mais para Monet e Renoir (os mais famosos), mas depois Pissarro e Manet adquiriram força, além dos outros terem obras muito interessantes. Além de ser músico frustrado serei pintor frustrado? Acho que ainda dá pra ter uma noção básica, ter uma aulas de pintura e pintar algumas coisas (nunca fui bom para desenhar). Mas como os impressionistas é difícil (se eu soubesse ao menos reproduzir os efeitos da luz na água numa tela já seria maravilhoso).

Nelson Freire

Documentário sobre o garoto prodígio (ex, já que ele tem idade agora) do piano brasileiro. Não há uma linha narrativa (inclusive no dvd há a opção de ver os capítulos aleatoriamente). Não sei exatamente por que, mas o que lembrava toda hora era do Rattle And Hum do U2. Talvez pelo fato do João Moreira Salles ter feito algo meio documentário de banda de rock para um pianista erudito. Câmera na mão, a não preocupação em captar bem as falas (às vezes não dá pra entender o que o Nelson fala e ainda mais de sua amiga Martha Argerich), as montagens entre ensaios e apresentações, as legendas de lugares e pessoas (além da boa idéia de também dar os títulos das peças tocadas), a vida íntima pouco vista (a infância por outro lado é mais comentada), etcs. Claro que do U2 é melhor em vários aspectos (ainda acho um dos melhores documentários de grande banda de rock fazendo uma turnê), isso não vem ao caso, o que Nelson Freire proporciona são momentos como ele fascinado por Rita Hayword e Errol Garner, a carta do pai, a querida professora, o relacionamento de 40 anos com a amiga pianista, os cumprimentos diversos ao final... notar como são situações quase fora da música, pois os momentos musicais são belos mas isso teríamos vendo uma apresentação dele, o que fica por trás é de maior interesse num documentário (ou seria apenas um registro). A parte intitulada "tv" é a mais bizarra e engraçada, a tv como a brutalidade em pessoa no trato com todos e tudo. No dvd duplo há apresentações musicais na íntegra como extras além de algumas cenas não musicais.

Todo Mundo Quase Morto (Shaun Of The Dead)

Não é uma sátira como dá a entender, mas sim uma mistura inusitada de filme de mortos-vivos com humor, os dois lados conduzidos seriamente (isto é, sem desleixo, mas com verdadeira admiração por ambas as fontes). Há ótimas tiradas humorísticas e uma boa construção de terror indo lado a lado, por vezes não perfeitamente equilibradas, às vezes falta mais humor outras mais terror. As atuações não comprometem, mesmo sendo desiguais. No dvd vários extras como erros de gravação, cenas cortadas, furos de roteiro preenchidas com desenhos explicativos, apresentaçaõ do projeto, efeitos especiais e outros mais, além de aúdio com diretor e ator/co-roteirista (legendado).


posted by RENATO DOHO 1:35 AM
. . .
Comments:


. . .