RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

segunda-feira, abril 25, 2005
Inferno No Deserto (Play Dirty)

Um excelente filme de guerra dirigido por André De Toth com uma dupla em ótima sintonia: Michael Caine e Nigel Davenport. Feito um ano após Os Doze Condenados tem uma história similar, uma missão onde os integrantes são quase que mercenários agrupados pelo capitão Leech e tendo que ter a companhia e liderança de um oficial inglês (Caine). Durante o filme temos uma ação contínua pontuada por um humor que desarma certas cenas mais fortes (como a tentativa de estupro da enfermeira alemã) e só mais para o final vemos o poder do filme terminando brilhantemente e revelando toda sua faceta anti-bélica.

A Paixão De Uma Vida (The Long Gray Line)

Mais um grande Ford que creio ser particularmente pessoal por se tratar da história de um imigrante irlandês que alcançará alto posto em West Point sendo muito querido por todos que passaram pelo treinamento na melhor academia militar do país. Como pouco lembro do trabalho de Tyrone Power fiquei surpreso pela bela caracterização (que pega boa parte da vida de uma pessoa e nunca soa falsa). Maureen O'Hara está ótima como sempre e me fez lembrar de como essa ruiva foi uma das minhas primeiras paixões cinematográficas (melhor dizendo, a primeira ruiva do cinema que me apaixonei) quando a via em filmes do John Ford (Rio Grande, Depois Do Vendaval). Podemos perceber como Ford era um mestre em direção de atores (geralmente uma qualidade negligenciada na apreciação geral) em cenas que começam simples e terminam atingindo uma complexidade e um sentimento coletivo difíceis de se alcançar (como o natal solitário do protagonista). Há muito humor e a narrativa não se apressa e apresenta momentos tocantes da vida de Marty Maher com um final bem emocional.

Breaking News – Uma Cidade Em Alerta (Dai Si Gein)

Policial brilhante dirigido por Johnny To que já começa num plano seqüência (aparentemente sem cortes) magnifíco. E ação não pára a partir daí. Fora isso a mídia é abordada de forma inteligente e engraçada (já em Duro De Matar o tema era tratado, mas o filme atual acrescenta a manipulação que tanto a polícia quanto os bandidos utilizam no trato com a imprensa). O mais recente filme de Johnny To vai estar em Cannes este ano.


posted by RENATO DOHO 1:36 PM
. . .
Comments:


. . .