RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, julho 27, 2005
Finalmente!

Em Setembro Lavoura Arcaica em dvd! Mal posso esperar para ter um exemplar, faz anos que aguardo isso! Primeiro chega para as locadoras com alguns extras, só depois para venda direta (não sei se vai haver diferenças nas edições). Obra prima!

O formato foi preservado (1:66) e a escolha o próprio Luiz Fernando Carvalho explica:

"A fotografia de Lavoura Arcaica tem muito da pintura espanhola renascentista e dos mestres Caravaggio, Rembrandt, El Greco e Renoir. Usamos muito e de propósito o jogo do chiaroscuro, que o diafragma da câmara não corrige. A janela em que o filme é exibido também é importante. Não queria a idéia hegemônia de usar a tela toda, de usar 1:85 (formato widescreen). Queria colocar a exclusão, fugir do padrão retangular, e por isso optei por 1:66. É um retrato 3x4, o retrato da identidade de André, da caligrafia dele. Queria o formato da janela comparado a uma caligrafia, para criar a imagem como metáfora."

Sobre o documentário que vem com o dvd (Nosso Diário, dirigido por Raquel Couto, com 57 minutos) Carvalho fala:

"Gostaria de lhes apresentar uma espécie de "making-of", ou será um documentário? Trata-se, na verdade, de uma aproximação do processo de criação do filme, sempre cotejando com a literatura de Raduan Nassar. A coisa, inédita, chama-se Nosso Diário. Camadas e mais camadas de restos de imagens do filme, dos ensaios, costuram todo o áudio proveniente de uma especial gravação: a última entrevista realizada pela jornalista Helena Salen, captada logo após o término das filmagens, forma a coluna vertebral de o Nosso Diário. A então assistente de direção do "Lavoura Arcaica", Raquel Couto, decidiu preservar o áudio original, captado pelo velho esquema mini-k-7, criando sobre ele um sistema de imagens que desfia todo o processo de criação do diretor Luiz Fernando Carvalho, que vai das improvisações com os atores às parcerias com seus colaboradores: o figurino de Beth Felipeck, a fotografia de Walter Carvalho, a direção de arte de Yurika Yamazaki e a bela música de Marco Antônio Guimarães/UAKTI."

Enfim, dvd imperdível!



posted by RENATO DOHO 1:30 AM
. . .
Comments:


. . .