RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, agosto 12, 2005
Breves

Um Barco E Nove Destinos (Lifeboat)

Hitchcock passado inteiramente dentro de um bote com náugrafos de um navio afundado durante a segunda guerra mundial. A condução de tudo é excelente como sempre, cada personagem tem algo a esconder e o que passarão modificará todos eles (o filme parece avô de Lost). O personagem do alemão é visto meio preconceituosamente diante de americanos democráticos, mesmo que haja ironia e contrapeso (um outro alemão no final também não é bem visto). A protagonista, desconhecida pra mim, foi o maior destaque, numa grande performance. Aparição de Hitchcock no filme é criativa e hilária.

Homens Em Fúria (Odds Against Tomorrow)

Ótimo filme de Robert Wise de assalto à banco onde se discute a vida particular dos integrantes do roubo para culminar num embate racial e social. Robert Ryan e Harry Belafonte estão excelentes.

Tudo Pela Vitória (Friday Night Lights)

Filme de futebol americano baseado em fatos reais. Câmera trêmula ("documentary style" é a desculpa) irrita um pouco. Bom filme que ao menos preserva um bom final, se diferenciando.

Elas Me Odeiam, Mas Me Querem (She Hate Me)

Mais um filme polêmico de Spike Lee onde um engravidador de lésbicas se mete também numa crítica ao mundo corporativo. O final soa liberal, mas é um pouco fantasiosamente machista, ambíguo como sempre no cinema de Lee.

Em Boa Companhia (In Good Company)

Eis aqui uma crítica mais soft ao mundo corporativo. A relação paternal que é forte do diretor (Um Grande Garoto, American Pie) marca presença em boas interpretaçõoes de Dennis Quaid e Topher Grace. Scarlett Johansson nunca é demais. E Marg Helgenberger tem uma pequena participação fazendo a esposa de Quaid.

Ju On – O Grito (Ju On)

O original japonês não é muito diferente da refilmagem americana, só não tem os efeitos. A divisão narrativa parece ser mais evidente aqui. Acho melhor que a refilmagem, mas nada de ótimo, apenas bom.

Vozes Do Além (White Noise)

Meio que desperdício de um tema curioso, as gravações em aúdio ou vídeo dos mortos. Começa tentando soar realista mas depois vira fantasioso demais. E confuso, no final não dá pra saber exatamente o que realmente aconteceu ou como as coisas se ligavam. Nos extras o destaque é o lado documental dessas gravações.

A Casa Dos Bebês (Casa De Los Babys)

Outro bom filme de John Sayles que passa um ou dois filmes e sempre volta ao temas latinos (que estão presentes em seus filmes com mais ou menos intensidade). Acompanhamos mulheres brancas americanas no México para adotar bebês de um orfanato. Não ficamos só com elas, mas com os empregados do hotel, a dona deste e outros em volta, fazendo um moisaco de vários assuntos sociais, pessoais e políticos. Todas as atrizes estão muito bem. Infelizmente a legendagem do dvd é péssima, várias falas ficam sem tradução e quem não entende inglês vai se perder. Uma falha imperdoável (a solução é ver dublado pros que se perderem).

Meu Tio Matou Um Cara

Aquele tanto faz tanto fez de sempre do Jorge Furtado. A trama de relacionamento juvenil é bem pueril, mas é bem melhor que a trama policial. Os atores estão até que bem, mesmo com diálogos travados. Destaque negativo é o péssimo comentário em aúdio do Furtado. Um dos piores ou o pior que já ouvi até hoje. Tem que se conferir pra perceber o tamanho da ruindade da coisa.

Uma Canção De Amor Para Bobby Long (A Love Song For Bobby Long)

Podia ser bem mais interessante do que é. Como ficou é apenas bom. New Orleans é mais do que cenário dessa trama onde uma filha volta pra casa da mãe ausente após a morte dela e encontra dos amigos da mãe, bêbados e desocupados, residindo na casa. Muitas citações literárias. As soluções são bem previsíveis. Temos John Travolta envelhecido e Scarlett Johnasson graciosa. Boa trilha.


posted by RENATO DOHO 10:52 PM
. . .
Comments:


. . .