RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

segunda-feira, janeiro 30, 2006
Cake – A Receita Do Amor (Cake)

Indicado mais para fãs da Heather Graham. Ela faz uma aventureira (em vários sentidos) que assume a revista sobre casamentos (conceito que ela abomina) para ajudar o pai doente. Previsível, mas não ruim. Bons coadjuvantes como Sandra Oh e Cheryl Hines ajudam. O foco no amadurecimento dela foi acertado ao invés de ser pura comédia romântica, as cenas com o pai até dão a impressão que podiam ser mais exploradas para serem muito mais significativas do que acabam sendo, mas o filme ao menos não desperdiça totalmente esse lado.

Amor Daquela Espécie (A New Kind Of Love)

Comédia romântica com o casal Paul Newman e Joanne Woodward. Pra mim que gosto dos dois foi bem agradável, mas os exageros de certas "alucinações" podem afastar o público. Eles só se juntam mesmo do meio pro fim e as soluções encontradas ao menos são bem diferentes do que vemos atualmente (mesmo que a base seja a mesma: a paixão ocorre com uma mentira e o dilema é quando contar a verdade). Como o cenário é Paris e o universo da moda é retratado os interessados pelo tema podem ter um extra a mais.

Sinfonia Prateada (Has Anybody Seen My Gal?)

Deliciosa comédia de Douglas Sirk. Não sei se o filme foi refilmado ou eu possa ter visto quando adolescente mas durante todo o filme tive a sensação que conhecia aquele roteiro, aquele milionário e aquela família, só não lembrava como as coisas se desenrolavam. Tem o tom dos filmes de Capra direcionando no que o dinheiro modifica as pessoas só que o final tomado é ótimo, sem revelações que poderiam ser esperadas.

Fala Greta Garbo (Garbo Talks)

Bom filme de Sidney Lumet dos anos 80 com Anne Bancroft fazendo uma mulher bem influenciada por Greta Garbo, toda independente e combativa. Quando adoece pede ao filho (Ron Silver) um encontro com Garbo antes de morrer. Além do filme lidar com essa coisa do mito, do cinema e as pessoas comuns, também mexe com as expectativas de vida profissionais e amorosas do filho, fora um belo momento com Harvey Fierstein incluindo o elemento gay que sempre esteve ligado à Garbo (com ela e seus fãs).

Apuros De Um Xerife (The Sheriff Of Fractured Jaw)

Western cômico de Raoul Walsh. Inglês arrumadinho vai para o oeste vender armas da loja do tio e acaba virando xerife de uma cidade que tem dois bandos rivais. A graça vem de como ele resolve tudo com o seu jeito civilizado inglês, até com os índios. Claro que nem tudo é perfeito, temos que aguentar algumas canções da Jayne Mansfield. Fora isso o filme é bem engraçado.

O Local Do Crime (Le Lieu Du Crime)

Filme de André Téchiné com colaboração no roteiro de um jovem Olivier Assayas. A história basicamente envolve um garoto de uma vila, sua mãe (Catherine Deneuve), seu pai, seus avós e dois criminosos foragidos. Só que tudo é mostrado da maneira francesa, alternando focos narrativos (pensamos que o foco é o garoto mas depois é a mãe, depois o foragido, etcs) e com os personagens tendo sentimentos contraditórios e impulsivos. Vários filmes com a Deneuve mais adulta (alguns com Téchiné) colocam um jovem se relacionando com ela, o que é totalmente compreensível, mas fica parecendo uma marca, uma exigência dela ou um presente especial para o jovem ator (que inveja). Não deixa de ser quase fetichista (décadas atrás, 90 e 80, hoje não sei) você, um jovem ator, ter a chance de se envolver com o mito Catherine Deneuve mesmo que só nas telas (quem sabe não só lá). No filme ela tinha 43 anos, e ainda muito bela. Mas desvio (é o efeito Deneuve)... o filme mistura drama com suspense e com um leve tom fatalista (achei até que seria bem mais, inclusive logo no começo quando achei que haveria uma morte que repercutiria durante todo o filme nos outros personagens) divagando sobre desejos, família e fugas. E o final, bem, é bem francês hehe



posted by RENATO DOHO 11:40 PM
. . .
Comments:


. . .