terça-feira, agosto 08, 2006
O Fino Da Vigarice (After The Fox)
Comédia hilária com Peter Sellers num de seus melhores momentos. Este filme estava escondido por aqui, gravado há anos e só fui lembrar dele quando o Carlão falou sobre ele mês passado conosco (Michel, Ailton e Aguilar) em Sampa. Tive que verificar se realmente tinha o filme gravado. No começo achei curioso eu ter o filme, por que seria? Gosto de Sellers, mas não a ponto de gravar qualquer filme dele, o mesmo posso dizer de Vittorio De Sica, que dirige (e até faz uma ponta como ele mesmo). Só quando vi os créditos que descobri o motivo: o roteiro é do Neil Simon de quem sou grande fã e este é um dos seus primeiros trabalhos em cinema (adaptação de uma peça sua). Simon brinca com os elementos do gênero (assalto / cinema) da mesma forma como brilhantemente fez em Assassinato Por Morte com os filmes de mistério e detetive. A história é de um grande roubo que foi realizado por um grande ladrão italiano mais conhecido como "a raposa". Para isso ele e sua gangue roubam um set de filmagem e fingem se passar por uma equipe de cinema num vilarejo fazendo um filme com um grande astro do cinema todo paranóico por achar que está envelhecendo. Há momentos de pura gargalhada e o roteiro é cheio de ótimos momentos (como a conversa com o contato no restaurante). Tão bom quanto o filme foi ver o Carlão reencenando algumas cenas do filme em especial do soco no astro e da tempestade de areia. O filme fica ainda mais engraçado para cinéfilos quando se tira um grande sarro do cinema e em particular do cinema italiano. Entre as melhores tiradas: "o que é neo realismo?" pergunta o astro, "sem grana" responde o agente dele; a cena do "nada" (pra mim o melhor momento, de se torcer de rir) quando Sellers tem a sacada de filmar o casal de atores fazendo nada para representar a falta de comunicação entre as pessoas (uma espetada em Antonioni); o momento logo a seguir a esse quando Sellers diz que o casal tem que correr, fugir, e por mais que corram nunca conseguirão escapar de si mesmos (só de escrever já caio na gargalhada) e assim o casal começa a correr enquanto a equipe vai almoçar; Sellers explicando essa cena sem sentido e soltando "captou o simbolismo da coisa?" hahahaha!; e o crítico no tribunal que aplaude entusiasmado após ver os trechos que a câmera filmou meio que sem querer durante a farsa, chamando o falso diretor de gênio, de um talento primitivo, que o filme capta a realidade como nunca antes visto, etcs. A persona de diretor que Sellers encarna também é uma forma de satirizar Fellini, seja pelo jeito de agir como pelo visual, além do nome, Federico Fabrizi. No elenco Victor Mature, Britt Ekland (esposa de Sellers na época), Martin Balsam e Maria Grazia Buccella (uma bela mulher). O final então, é brilhante!
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