RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, agosto 16, 2006
Pesquisa Literária 2006 (1)

Bom, quebrando a própria regra que criei estou publicando as listas que já recebi (quando a meta era publicar somente quando tivesse 25 respostas). A razão disso é que acho que não vai aumentar muito o número de listas a serem recebidas. De certa forma foi uma decepção esse ano o número reduzido de respostas, ainda mais que mandei para muito mais gente que em 2004. Há algumas listas que sei que chegarão em breve, mas são poucas. A grande maioria acho que não vão vir mesmo. É uma pena pois eu realmente queria saber o que o pessoal anda lendo, tanto das pessoas que tenham links aí do lado quanto de personalidades que de uma forma ou de outra gosto e/ou tenho curiosidade em saber os hábitos de leitura.

Espero que publicando as recebidas de alguma forma incentive as que não mandaram as respostas a fazerem isso.

Relembrando que são as listas dos 5 últimos livros lidos e os 5 últimos livros que mais gostou para o e-mail
renatodoho@yahoo.com.br com nome e link, se houver.

Editei as listas para terem, no máximo possível, o mesmo formato e retirando qualquer passagem mais pessoal direcionada à minha pessoa, já que é algo para ser lido pelos leitores daqui. Também procurei ver os autores quando não são citados e em livros que não descobri apenas deixei o título.

Publiquei, mais ou menos, na ordem que foram chegando.

Agradeço mesmo as pessoas que responderam.

É uma seleção bem diversa e interessante de livros.

Aí vai:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

5 Últimos Lidos:

- Filme, de Lillian Ross
- The Politics Of Good Intentions, de Steven Runciman
- Bonitinha, Mas Ordinária, de Nelson Rodrigues
- Criadores, de Paul Johnson
- O Ano Do Pensamento Mágico, de Joan Didion

5 Últimos Que Mais Gostei:

- Mémoires Intérieurs, de François Mauriac
- Le Dialogue Avec André Gide, de Charles Du Bos
- A Neve Do Almirante, de Álvaro Mutis
- Dentro Da Baleia, de George Orwell
- Blink, de Malcolm Gladwell

Marcelo Coelho

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

5 Últimos Lidos:

- Neuromancer, de William Gibson
- Jonathan Strange & Mr. Norrell, de Susanna Clarke
- O Livro Dos Fenômenos Estranhos, de Charles Berlitz
- Os Filhos De Anansi, de Neil Gaiman
- O 12º Planeta, de Zecharia Sitchin

5 Últimos Que Mais Gostei:

- Jonathan Strange & Mr. Norrel, de Susanna Clarke

Fico imaginando a cagada que vai ser essa adaptação cinematografica de um livro de 815 pág. que tem Napoleão, Magia, O Gamo Rei, etc, mas seria bacana ver o Johnny Deep como Jonathan Strange, além de ter dois personagens secundários fenômenais (Vinculus e Mr. Mildermas).

- O Lobo Da Estepe / Sidarta, de Hermann Hesse

Qualquer livro do Hermann Hesse é bom demais e o Lobo Da Estepe é acima de tudo, junto com Demian (que li no ano passado), um livro que fala muito para as pessoas que não se encaixam nesse mundo, essa angústia, esse sentimento de se sentir inconfortável com o status quo. Eu acho que o J.D. Salinger tirou alguma coisa do Demian para o Apanhador No Campo De Centeio.

- Neuromancer, de William Gibson

Nunca tinho lido esse livro e apesar de ser um livro de 1984 continua super atual, atemporal. O que posso dizer, o cara simplesmente definiu todo um conceito cyberpunk, além de ter uma pitada crítica social e tecnológica. Esses dias assisti um documentario com o Gibson chamado No Maps For This Territories falando sobre o livro e tecnologia o que me deixou mais curioso para ler o novo livro dele, Pattern Recognition.

- O Jogo Do Exterminador, de Orson Scott Card

Esse livro é supreendente. Um livro de ficção de primeira, não é a toa que está na lista do TOP de livros de geeks e de ficção. Imaginar todo um conflito interestelar entre a raça humana e uma raça alienigina e usando como ponta de lança de combate crianças é muito retardado. Tentava imaginar certas passagem do livro numa adaptação de Nascido Para Matar do Kubrick com Starship Troopers do Verhoeven huahauhauhauhau. Li também a continuação, Orador Dos Mortos, parece que a série tem 7 livros e eu só tenho esses 2 em português, então se quiser saber o resto, vou ter que ler em inglês ou espanhol.

- Os Filhos De Anansi, de Neil Gaiman

Neil "Sandman" Gaiman rules. Nesse livro ele usa um Deus da mitologia africana que tinha aparecido em Deuses Americanos como condutor da história. O livro é bem engraçado, não tanto como Belas Maldições (nesse caso acho mais por causa do Terry Pratchett) mas menos elaborado que Deuses Americanos (li no ano passado), que para mim continua sendo o melhor. Deuses Americanos daria um puta filme nas mãos do David Lynch.

Marcelo

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

5 Últimos Lidos:

- Beneath The Underdog, de Charles Mingus

Fraco. É uma autobiografia sexual de Mingus, com um pouco de jazz. Eu preferia o contrário.

- Sexo Anal, de Luiz Biajoni

Li como e-book; o autor escreve no meu condomínio de blogs, está à procura de editora... é uma excelente novela pulp sobre jornalismo sensacionalista. E sexo anal, claro!

- O Paraíso É Bem Legal, de André Sant'anna

Genial. Descontrução de linguagem, paisagens de fluxo de consciência, reinvenção da prosa - li crítica dizendo que é o Grande Sertão Veredas dos anos 2000.

- Fargo (roteiro), de Ethan & Joel Coen

Esse filme é muito foda! O roteiro também!

- De Vagões E Vagabundos, de Jack London

Depoimentos quase-histórias das peregrinações e vagabundagens do escritor pelos EUA. É divertido, mas não tem muita unidade.

5 Últimos Que Mais Gostei:

- O Paraíso É Bem Legal, de André Sant'anna

- Geração 90: Os Transgressores

Segunda parte da coletânea que ajudou a definir a 'nova literatura' brasileira... Grande parte do livro é muito acima da média. Não cansa, instrui, diverte, faz pensar.

- O Perfume, de Patrick Süsskind

Já havia lido há muito tempo, reli recentemente... É uma obra única, magistral, desconcertante, surpreendente... E fico pasmo ao ver a capacidade do autor de descrever tantos e tantos cheiros ao longo do livro sem ser repetitivo ou chato!

- Sexo Anal, de Luiz Biajoni

Fácil, divertido, com personagens que prendem... Um belo folhetim com sacanagem!

- Corpo Presente, de JP Cuenca

Já faz algum tempo, mas citei pq me apareceu na mente. Um livro diabólico, confuso, engendrado, parido. Corajoso. E copacabanesco como poucos.

Tiago Casagrande

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

5 Últimos Lidos:

- Zombar, de Guilherme Zarvos

Guilherme Zarvos é um dos cabeças do CEP 2000, junto com o Chacal, porém, é muito melhor que ele. Esse quinto livro reúne uma pequena novela, que dá título à obra, poemas e cartas abertas virulentas a Arnaldo Jabor e Elio Gaspari. Irregular, mas em alguns momentos excelente.

- Almoço Nu, de William Burroughs

Impenetrável mais famoso livro de Burroughs, "Almoço Nu" é um delírio constante. Cartilha da conhecida obsessão por drogas, sexo (anal de preferência), e crueldade do mais letrado dos beats. Logo no começo, abandonei todas as esperanças de sentido e resolvi seguir o fluxo da leitura, sem racionalizar muito. Descobri inclusive que o livro ficava mais divertido se lido bêbado. Serviu, entre outras coisas -- como saber o nome de várias substências alucinógenas lícitas e ilícitas --, para reativar meu interesse pelo filme do Cronenberg, canhestramente chamado aqui de "Mistérios E Paixões", me fazendo comprar o dvd. Por mais fascinante que seja (impossível esquecer do dr. Benway), prefiro o autobiográfico "Junky".

- Misto-Quente, de Charles Bukowski

Na vida cronológica do alter-ego Henry Chinaski, este é o primeiro livro de sua saga, pois começa quando ele é um bebê. Porém, foi um dos últimos romances "autobiográficos" escrito por Bukowski, posterior a "Cartas Na Rua" e "Mulheres", por exemplo. Excelente livro que mostra tudo o que se tornou clichê sobre o velho Buk à perfeição: a inadequação, as bebedeiras, o ódio ao pai carrasco e a dificuldade para lidar com o sexo oposto e com o mundo. Um livro tenso, cruel e, ao mesmo tempo, divertido.

- Um Sonho Americano, de Norman Mailer

Primeiro livro que leio do monstro sagrado Mailer. Em uma edição da década de 1980, li uma orelha do Paulo Francis que dizia, mais ou menos, que Mailer era um espécime raro na literatura contemporânea americana por conjugar lustro intelectual e talento para dissecar as três principais obsessões estadunidenses: dinheiro, sexo e violência. Repleto de personagens sádicos, "Um Sonho Americano" conta a história de um ex-combatente da segunda guerra mundial que, no espaço de um dia, joga a mulher da sacada de uma cobertura e diz à polícia que foi suicídio; se envolve com uma cantora de boate que é ex-namorada de um cantor de jazz louco chamado Shago Martin, que ainda a persegue; e decide acertar as contas com o sogro milionário e psicopata. O livro começa de modo impagável, com o narrador lembrando da batalha na guerra em que matou sozinho um monte de alemães que emboscara seu pelotão na Itália.

- Pastoral Americana, de Philip Roth

Esse livro faz parte da trilogia sobre a América, completada por "Casei Com Um Comunista" e "A Marca Humana". Neste, Roth elege como leitmotiv a guerra do Vietnã. Um filho de um imigrante que prosperou nos Estados Unidos vê sua filha se revoltar contra o sistema que possibilitou a prosperidade de sua família por conta da guerra. Desestabilizado, não compreende como a filha adorada, imigrante de terceira geração, possa ter se transformado em uma radical que odeia a América e tudo que ela representa. O narrador é o ótimo personagem Nathan Zuckerman, antigo alter-ego que Roth usa nos seus melhores romances.

Em Leitura:

- Casei Com Um Comunista, de Philip Roth
- Quando Eu Era O Tal, de Sam Kashner
- Da Morte, Metafísica Do Amor, Do Sofrimento Do Mundo, de Arthur Schopenhauer

Fabiano Morais

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

5 Últimos Lidos:

- Mesas Voadoras
- O Código Da Vinci, de Dan Brown
- A Arte Da Guerra, de Sun Tzu
- The Brethren, de John Grisham
- The Partner, de John Grisham

Heitor Miura

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

5 Últimos Lidos:

É difícil porque leio muitos ao mesmo tempo diretamente ligados ao meu trabalho...
Então Moliére, Bela Bartok, Dalton, Russos, Paulo Leminski, ocupam a minha mesinha de cabeçeira e o chão ao redor da minha cama...

5 Últimos Que Mais Gostei:

- The Libertines Bound Together, de Anthony Thornton & Roger Sargent
- A História Do Amor, de Nicole Krauss
- Zoo Or Letters Not About Love, de Viktor Shklovsky
- A Faca No Coração, de Dalton Trevisan (esse eu nunca tinha lido)
- Sosha, de Isaac B. Singer

Felipe Hirsch

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

5 Últimos Lidos:

- Quando Nietzsche Chorou, de Irvin D. Yalom
- O Caçador De Pipas, de Khaled Hosseini
- Seus Pontos Fracos, de Wayne W. Dyer
- Viver Para Contar, de Gabriel García Márquez
- Quase Tudo, de Danuza Leão

5 Últimos Que Mais Gostei:

- Cem Anos De Solidão, de Gabriel García Márquez
- Duna, de Frank Herbert
- Cisnes Selvagens, de Jung Chang
- Dom Casmurro, de Machado De Assis
- Memórias De Minhas Putas Tristes, de Gabriel García Márquez

Adriana De Castro

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

5 Últimos Lidos:

- Harry Potter E O Enigma Do Príncipe, de J.K. Rowling
- O Monge E O Executivo, de James C. Hunter
- O Código Da Vinci, de Dan Brown
- O Sucesso Não Ocorre Por Acaso, de Lair Ribeiro (pra faculdade, rs)
- A Intimação, de John Grisham

5 Melhores:

- Pollyana, de Eleanor H. Porter
- Um Longo Caminho Para Casa, de Danielle Steel
- Harry Potter, de J.K. Rowling
- Capitães Da Areia, de Jorge Amado
- O Júri, de John Grisham

Rosângela Faro

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

5 Últimos Que Mais Gostei:

- Folhas Da Relva, de Walt Whitman
- Todo Homem É Minha Caça, de Millör Fernandes
- 31 Canções, de Nick Hornby
- Dylan, de Howard Sounes
- Quase Tudo, de Danuza Leão

Marcos A. Felipe

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

5 Últimos Lidos:

- Idade Verdadeira, de Michael F. Roizen
- As Boas Mulheres Da China, de Xinran
- Cisnes Selvagens, de Jung Chang
- As Mulheres Mais Perversas Da História, de Shelley Klein
- Discurso Do Método, de René Descartes

Todos valeram a pena, cada um à sua maneira. Sou particularmente vidrado em assuntos relacionados ao Oriente, por isto a presença de dois livros de autoras chinesas.

Em Leitura:

- Outlaws Of The Marsh (Shui Hu Zhuan), de Shi Nai'An & Luo Guanzhong

É um calhamaço de 2149 páginas, traduzido do chinês para o inglês, totalizando 4 volumes. Já estou na metade do volume 4... Falta apenas criar vergonha na cara para ler o restante.

Marcelo Reis

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

5 Últimos Que Mais Gostei:

- O Prazer Dos Olhos, de François Truffaut

Só não gostei muito da parte em que Truffaut fala mal de alguns diretores franceses, hoje desconhecidos. Os textos amorosos e de homenagem são uma delícia. Destaque para o texto em que ele comenta a origem de Jules E Jim.

- Sangue Ruim, de Joe Coleman

É um livrinho com quatro contos sobre pessoas marginalizadas e algumas belas ilustrações. Seco, violento e triste.

- Memórias De Minhas Putas Tristes, de Gabriel García Márquez

Livro fininho do grande Gabo. Achei meio esquisito e até meio pedófilo o lance do
velho apaixonado por uma adolescente de treze anos, mas o texto é uma delícia.

- Por Um Fio, de Dráuzio Varella

Um dos livros mais tocantes que eu já li. Eu já tenho uma curiosidade mórbida em saber de histórias de pessoas com doenças terminais. Então o livro foi um prato cheio pra mim. A leitura coincidiu com a morte de um amigo meu e durante várias passagens do livro eu chorei.

- Guilherme De Almeida Prado – Um Cineasta Cinéfilo, de Luiz Zanin Oricchio

Dá gosto ler sobre a vida de cinéfilo e de cineasta de Almeida Prado.

Em Leitura:

- 64 Contos De Rubem Fonseca
- A Semente De Mostarda, de Osho
- Grandes Diretores De Cinema, de Laurent Tirard
- Maldito, de André Barcinski & Ivan Finotti
- Afinal, Quem Faz Os Filmes, de Peter Bogdanovich

Ailton Monteiro

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Últimos Lidos:

- O Banco, de Henry Charièrre
- Fernando Meirelles – Biografia Prematura, de Maria Do Rosário Caetano
- O Príncipe, de Maquiavel

Michel Simões

Marcadores: ,



posted by RENATO DOHO 12:57 AM
. . .
Comments:


. . .