RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, agosto 18, 2006
Trivial & Variado

Na mais recente contagem deu 5099 filmes vistos até hoje. Média mais ou menos.

Li "O Arco Íris De Feynman", de Leonard Mlodinow, bela intro para o Richard Feynman, se bem que é mais sobre o Mlodinow mesmo. Interessante o olhar com relação aos físicos e o medo que têm após a graduação quando são chamados para alguma universidade para continuar suas pesquisas. Será que conseguirão ter alguma outra grande idéia? Serão gênios ou mais alguns por aí preenchendo espaço? E não sendo gênios, o que farão de suas vidas? Engraçado quando Mlodinow resolve escrever um roteiro, todos olham com cara de nojo diante de tal idéia (e ele acabou escrevendo para Jornada Nas Estrelas). Depois de acabar a leitura notei que tinha lido outro livro do Mlodinow recentemente, "Uma Nova História Do Tempo", do Stephen Hawking, uma espécie de resumo, revisão e atualização do grande sucesso "Uma Breve História Do Tempo". Agora é ler "Deve Ser Brincadeira, Sr. Feynman!" e "Física Em 12 Lições" agora de autoria do próprio Richard Feynman (que figura!). E aí, você é grego ou babilônio?

Vi Primárias e Crise do Robert Drew, finalmente. Muitos anos atrás soube de seu trabalho numa entrevista para o programa "Raw Footage" que o Alec Baldwin apresentava. Geralmente se entrevistava algum cineasta independente (outros que vi lá foram David O. Russell, Joshua Seftel, Michael Pack, Allison Anders). Desde lá que tinha muita vontade de ver o trabalho de Drew. Os 2 documentários são muito bons, com Crise mostrando uma evolução com relação ao anterior. Há ainda Faces Of November, fantástico, com o funeral de Kennedy.

Finalizei a terceira temporada de The Sopranos. Eis uma série excepcional! Temporadas com poucos episódios, na média uma hora cada, e são estruturados como mini filmes independentes, mesmo que sejam os mesmos personagens e uma história central ocorra. O elenco é soberbo (dá pra entender porque Edie Falco e James Gandolfini dominavam todos os prêmios), os roteiros são excelentes e as situações extremamente reais ao ponto que é o programa favorito das pessoas retratadas no seriado, sejam mafiosos, policiais, agentes do governo, moradores de Jersey, italo-americanos, etcs. O desenvolvimento de cada personagem cativa e o destaque maior, por enquanto, é o de Carmela Soprano, mulher fascinante, de uma mistura de religiosidade, independência, dependência, culpa, tentação, força e ética fazendo com que nós vejamos o personagem de Tony Soprano de outra forma que não o de um poderoso médio mafioso, racista, truculento e infiel que sofre ataques de pânico e consulta uma terapeuta. A dinâmica dos dois e todo o assunto família tratado são riquíssimos. É há um equilíbrio muito bem realizado entre humor e violência, onde podemos rir de, por exemplo, uma matança feita por um velho tuberculoso nas últimas e achar a situação toda brutal. Ou do nada se surpreender com a morte covarde de uma prostituta sendo esmagada pelo seu "cafetão". Ao mesmo tempo que pode mostrar a frieza e facilidade de se matar alguém, atormenta os personagens e o espectador com essas mortes. Particularmente me identifico muito com certas passagens que lembram minha família (não que ela seja mafiosa), coisa que já notava em O Poderoso Chefão. Em algum ponto que eu ainda não racionalizei direito as famílias italianas e japonesas se parecem (seria por isso que as mais famosas organizações criminais sejam a cosa nostra e a yakuza?). A quarta temporada está chegando em dvd e na HBO começará a sexta e última, desta vez com 20 episódios. Bada Bing!

E que bela coincidência eu estar vendo The Shield e notar como Tony Soprano e Vic Mackey se parecem, inclusive lidando com os mesmos problemas de vigilância, de família e de uma morte antiga que ainda atormenta. Ao menos Vic não tem desmaios e nem se trata com algum médico. Outra série maravilhosa. Se na temporada passada achava que a participação de Glen Close tinha sido foda imagina nessa com Forest Whitaker? Michael Chiklis (Vic) que é o protagonista e produtor só mostra talento e coragem de chamar fodões para duelar com ele, correndo o risco de se apagar diante desses atores, mas isso só o faz mostrar ainda mais suas qualidades. E os dois seriados conseguem fazer com que entendamos e até fiquemos do lado do crime e da corrupção diante da lei e da ordem que parecem o mal. Ainda bem que essas séries não estão no momento em canais abertos hehehe



Ia botar uma foto só do Gideon e dizer que ele rules! Mas a verdade é que essa equipe de Criminal Minds é toda ótima. Mandy Patinkin que faz Gideon está extraordinário. Desde Chicago Hope que não o via tão bem. Espero que agora o cinema dê mais chances para ele brilhar. Cativante e fascinante como o trabalho dos profilers é mostrado. Para quem, como eu, adora isso não pode perder no AXN. É o que em menor escala tem-se em CSI, ainda mais que temos lá William Petersen, imortalizado num dos melhores filmes sobre essa atividade já feitos: Manhunter, do Michael Mann. É como se tivéssemos pílulas de Manhunter de 40 minutos toda semana. É, vicia!

Não tem Liga De Super Heróis? Que tal uma Liga De Profilers? Eu desejaria uma minissérie (um filme é pouco) que juntasse Jason Gideon, Will Graham, Gil Grissom (William teria que fazer papel duplo...), Frank Black, Dale Cooper, Fox Mulder (quem sabe Dana Scully), Clarice Starling e Tom Quinn. Putz, um sonho realizado. Pelo menos uma foto conjunta já seria foda demais hehe

Ah, não poderia deixar de registrar o lançamento da revista
Ciência Criminal. Brincaram por aí dizendo que teria apenas um leitor, eu, mas isso é intriga, espero que tenha muitos leitores e várias edições.

Canções do momento:

Jewel - Only One Too (Stonebridge Dub Mix)
Bob Seger - Against The Wind
James Blunt - Tears And Rain
Jackson Browne - These Days
Bob Dylan - Thunder On The Mountain
Motorhead - Ace Of Spades
The Who - I'm One

P.S.: tirei alguns links do lado pois estavam inativos, mas voltando à ativa volto a botar aqui, foi só pra me ajudar. Tentei dar uma melhor ordem também, separando blogs de cinema, blogs pessoais, blogs de famosos, sites de notícia, sites de cinema, etcs.

posted by RENATO DOHO 7:11 AM
. . .
Comments:


. . .