RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, abril 01, 2007
Picket Fences em dvd!



Sai lá fora em Junho essa maravilhosa série do David E. Kelley. Espero que chegue por aqui para os fãs finalmente terem a série e muito mais pessoas poderem conhecê-la. O seriado durou de 1992 a 1996 com 4 temporadas e foi um marco televisivo. Havia toques de Twin Peaks na ambientação da série: cidade pequena aparentemente perfeita, polícia local, Michael J. Anderson em participação especial, algumas situações inusitadas... mas o tom era bem outro. Passou por aqui na Record e no Film & Arts. Vi todos os episódios e até hoje sinto saudade de seus personagens. O elenco era muito bom: Tom Skerritt, Kathy Baker, Lauren Holly (na época ruiva e linda), Costas Mandylor (surpresa, ele não era ruim no seriado), Holly Marie Combs (uma graça), Fyvush Finkel (antológico!), Don Cheadle, Kelly Connell (modelo para futuros legistas de seriados) e Ray Walston. Uma de sua melhores características e que Kelley conseguiu transmutar em suas outras séries (O Desafio, Boston Legal, Ally McBeal) é o debate que cada episódio tratava sobre algum assunto pouco usual à televisão americana (ainda mais naqueles anos). Como geralmente os assuntos dos episódios acabavam indo parar no tribunal da cidade tudo era debatido, questionado e quase sempre havia mais esclarecimento que tomadas de posições. Sentia-se falta do próximo episódio, do que seria debatido. Pode-se dizer que tinha até algo de didático. Até problemas da família do xerife por alguma via chegavam ao fórum. Educação religiosa, questões de ordem sexual e psicológica, eutanásia, aborto, homossexualidade, infidelidade, pedofilia, mortalidade, conflito de gerações, poligamia, cidadania, política, segurança, saúde, enfim, muito mais do que os 87 episódios do seriado (pois às vezes mais de 2 temas eram debatidos por episódio). Fora isso a interação daqueles personagens era tão bem feita que dava a impressão de uma verdadeira comunidade. Somente a quarta temporada é um pouco mais fraca com relação às outras, mas isso se deve aos poucos roteiros que Kelley escreveu para a temporada (apenas 2), quando ele tinha escrito todos os outros episódios. Mesmo assim lembro que o final foi bem tocante, suave e sem melodrama. O
tema de abertura era muito bonito e sempre que ouço dá aquela saudade daquela família, daquela delegacia, daquela cidade... Tem um gostinho de nostalgia nas notas. E que bom a vinda em dvd pois finalmente alguém poderá ripar a abertura com melhor qualidade pois todas que achei até hoje têm qualidade de tv (e abafavam o trompete). No Youtube há as aberturas das 4 temporadas (obviamente ripadas de vhs), todas levemente diferentes umas das outras (a versão do tema que mais me agrada é algo entre a segunda e terceira temporada).

Em 2000 o Arthur Dapieve escreveu um ótima coluna sobre a série (quando ainda não era moda falar bem de seriado americano a não ser Arquivo X). Não sei se dá pra ler bem, mas tenho scaneado a coluna, vale a leitura.

Eis uma série que além de marcar época é ótima para ser revista sempre já que os questionamentos continuam por aí. E bem que poderia haver mais séries assim atualmente, fórum de debates de assuntos relevantes.

"One of the best works ever on television"
"Awesome thought-provoking show"
"Each episode was a treasure"
"This is the best series I have ever seen"
"Excellent study of family life in a small town"
"Brilliant! The best TV show in history"

posted by RENATO DOHO 4:55 PM
. . .
Comments:


. . .