RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, julho 05, 2007
On The Lot - Episódio 9

Essa semana o tema foi horror e os 6 diretores tentaram fazer algo no gênero. O jurado convidado foi o Eli Roth.

Não gostei de nenhum curta pra falar a verdade, então fica entre o ruim e os passáveis. Um dos problemas é que nenhum deles é realmente horror. Eli, apesar de acertar num comentário sobre pontos de vista se mostrou péssimo ao ficar citando vários filmes de terror ou cineastas do tipo "você tentou Peter Jackson com John Carpenter e Demonia..." como se filmes ou curtas só servissem pra isso, citar outros filmes e cineastas, ou isso ser critério de avaliação de alguma coisa...

The Malibu Myth (Kenny) - o primeiro curta razoável do Kenny, o que quer dizer muito vindo dele e muito pouco pra qualquer outra situação; é o que mais usou o gore e talvez por isso o único que foi considerado de horror; câmera tremida pra disfarçar falhas, estorinha batida de uma só situação, péssimas atuações e diálogos, jeito de vídeo amador de turminha fazendo filmes de terror e um péssimo final, cômico ainda por cima.

Midnight Snack (Andrew) - quis misturar terror com humor e acabou ficando no meio termo, se fosse só no terror tinha tudo pra ficar bom pelo clima que conseguiu, o trabalho de câmera e a maquiagem dos monstros, mas vem o humor, que é até interessante, mas ele bate de frente com o terror, anulando a força de um e de outro.

Anklebiters (Sam) - apesar de simples até que foi bem sucedido, mesmo com a narração inicial parecer deslocada e desnecessária (parecia o Vincent Price em Thriller).

Eternal Waters (Jason) - algumas imagens bem legais e assustadoras misturada com uma levemente confusa história de "bom fantasma"; deveria ocorrer mais coisas com o assaltante e a revelação final com a mãe poderia ser melhor; engraçado como o Jason vem mostrando sutilmente um lado espiritual em todos os seus curtas.

Open House (Shira-Lee) - ela nunca fez algo no gênero e nem gosta dele, por isso seu curta é mais terror psicológico; mesmo assim não é muito bem sucedido, o fantasma é por demais humano; por outro lado o final dele foi bem legal, dando aquele medinho.

Profile (Mateen) - não é terror, mas drama social tentando mostrar o "horror" que passa um negro ao ser abordado pela polícia; ele até tenta acrescentar elementos de horror exagerando no sangue e na tortura, mas não é o gênero pedido; só que é o seu melhor curta até aqui, só teve o problema que Eli notou que é ter muitos pontos de vista, não concentrando em um só, coisa que nem o Mateen deve ter percebido; a opção de voltar e mostrar que aquilo era um pensamento também não ficou bem; o plano final é uma incógnita...

Saber que o Eli só elogiou mesmo o do Kenny e achou o dele o melhor da noite acho que só confirma o que acho do trabalho do Eli... Começando do fato que nenhum filme dele achei bom, não entregando o que promete, que é angustia e horror. Acho a violência de seus filmes banal e fraca, além de não ter tensão ou causar temor. E achar que o mais fraco diretor da competição fez o melhor curta, bem...

Deve sair a Shira, mas a votação popular surpreende muitas vezes. No próximo episódio os concorrentes farão um curta baseado na mesma frase: "Quando dois mundos colidem".

posted by RENATO DOHO 7:02 AM
. . .
Comments:


. . .