RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, outubro 19, 2008
Pesquisa Literária 2008 (2)

E assim começa a divulgação das listas recebidas. Agradeço aos que já responderam. Infelizmente esse ano a presença foi mínima. Continuo
recebendo novas listas, que serão sempre bem vindas. As listas serão publicadas na ordem em que chegaram.

++++++++++++++++++++++++++++++

MARCELO REIS:
site: http://www.animehaus.com.br/

O Monge E O Executivo - James C. Hunter



Este eu li porque encontrei o livro super barato na Saraiva, e como algumas pessoas haviam elogiado, pensei: "Por que não?". A verdade é que o livro tem todo aquele jeitão típico de auto-ajuda, e apesar de ter algumas dicas interessantes para o dia-a-dia (assumir os próprios limites e defeitos, respeito ao próximo, etc), é uma obra que some da cabeça rapidinho.

TAZ - Zona Autônoma Temporária - Hakim Bey



Piração total este livro, do qual tomei conhecimento enquanto pesquisava mais informações sobre Neuromancer, de William Gibson (uma baita livro, by the way). O mais louco neste livro de Hakim Bey são as propostas sobre como enfrentar o sistema sem entrar em choque direto com o mesmo mas, sim, atuando por baixo dos panos e nunca em um único local. O cara antecipou a onda dos hackers, pirataria, etc, há quase 20 anos. Não é uma leitura fácil, apesar de curta, mas vale muito, muito a pena.

Curar - Dr. David Servan-Schreiber



O título pode dar a impressão de ser um livro de auto-ajuda, mas passa longe disto. O autor é um renomado psiquiatra e neurologista, e apresenta teorias e recomendações interessantíssimas e bem embasadas, tanto no ponto de vista clínico quanto científico, sobre como a própria pessoa pode tomar as rédeas da própria vida e combater o estresse, a ansiedade e a depressão sem remédios ou psicanálise. De fácil leitura, completo para quem tem alguma noção do assunto sem que, com isto, se torne algo enfadonho para o leigo.

Genocídio - Samantha Power



Livraço em todos os sentidos! Apesar do enorme número de páginas e das letras minúsculas, foi um livro que me pegou de jeito pelo cangote, até mesmo por se tratar de um tema que sempre me interessou, o genocídio. Impressiona pela riqueza de detalhes sobre cada um dos maiores genocídios do século XX, tudo isto fruto de uma extensa pesquisa da autora, mostrando como os EUA realmente "lavou as mãos" frente à enorme maioria destes massacres. Leitura obrigatória.

Outlaws Of The Marsh - Shi Nai'An & Luo Guanzhong



Finalmente consegui terminar esta longuíssima obra (mais de 2300 páginas), um dos quatro grandes clássicos chineses. É uma mistura de lenda e fatos reais sobre os 108 criminosos do Pântano Liangshan, que lutam para recuperar a honra e limpar a Corte do Imperador Hui Zong das más influências, as quais causam tremendo sofrimento ao povo chinês. Muitas mortes, sangüeira e drama, numa história que influenciou centenas de "wuxias".

O Carrasco Do Amor - Irvin D. Yalom



Sugestão sua e da Cris, hehehe. Após viciar totalmente na série In Treatment, tive vontade de conhecer um pouco mais sobre o universo da psicanálise, e entre os três livros que comprei de Irvin Yalom, resolvi começar por este, e não me arrependi. O autor narra com extrema sinceridade 10 casos marcantes em sua carreira, expondo inclusive suas fraquezas e preconceitos perante vários de seus pacientes. Entre os vários casos, é de partir o coração a história do argentino Carlos.

O Dilema Do Onívoro - Michael Pollan



Presente de aniversário que ganhei este ano da Francisca (minha esposa, para quem não sabe, hehehe) e que foi uma grata surpresa. O autor, professor de Jornalismo na Universidade da Califórnia, resolveu seguir o caminho que a comida faz desde que é produzida até chegar à mesa do consumidor americano. Para isto, ele divide sua jornada em três frentes: produção industrial, pastoril e pessoal. Sem querer dar lição de moral, Michael Pollan escreveu um livro delicioso de se ler, e que realmente nos faz pensar sobre aquilo que colocamos dentro de nosso corpo na hora em que comemos.

++++++++++++++++++++++++++++++

TIAGO CASAGRANDE:
blog: http://www.verbeat.org/blogs/bereteando/

A Love Supreme - Ashley Kane



Biografia da obra-prima do Coltrane. É cheio de histórias deliciosas, e às vezes técnicas, sobre o disco. Eu adorei.

Factotum - Charles Bukowski



Comprei pra coleção, em pocket. É o romance clássico, episódico, do jovem Chinaski perambulando, bebendo, trepando e passando fome de cidade em cidade. Ou seja, foda.

Pensamento-Chão - Viviane Mosé



Sou muito fã da poeta capixaba. Ela é meio mulherzinha demais pra mim (quer dizer, tem uma poesia muito feminina) mas tem uns insight e uns panoramas cotidianos mui belos.

O Aleph - Jorge Luís Borges



Esse é a mais aclamada das coletâneas de Borges, e é 100% fantástico. No gênero, digo. Alguns contos exigem bastante e são desafiadores. O velho era foda.

A Fila Sem Fim Dos Demônios Descontentes - Bruna Beber



Pra mim a melhor poeta dessa nova safra. Gente boníssima, carioca e querida (a proximidade faz o livro ficar ainda melhor). Seguido abro e releio alguma poesia.

Identidade - Zygmunt Bauman



Sociologia pura. Um livro curto como tem sido os do Bauman ultimamente - ou ensaio, ou entrevista, que é o caso desse. Bastante denso e difícil, pelo menos pra mim que só tangencio alguns dos fatores que ele usa pra compor a tese (sociologia, psicologia etc). Apesar disso, é um Bauman, ou seja, sempre ajuda a entender o que a gente tá vivendo.

Notes From The Underground - Fyodor Dostoievski



Ganhei uma edição pocket em Inglês desse livro, que já tinha curtido em Português. Fiquei feliz de não tomar muito pau da leitura :D E a história evidentemente continua fabulosa e depressiva e sombria. E existencialista até o osso.

(continua)

Marcadores: ,



posted by RENATO DOHO 7:30 AM
. . .
Comments:


. . .