RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, agosto 29, 2009
80s MIX TAPE



Canções dos anos 80 dariam pra fazer vários mix tapes. Resolvi selecionar apenas canções que apareceram em filmes ou seriados. E privilegiando as mais "bregas" mesmo, não aquelas prestigiadas de bandas reconhecidas, pois a década tem esse gostinho supostamente brega e esse é seu charme.

01. Intro Top Gun

Nada melhor do que começar com uma intro famosíssima da década. Só que ao invés do tema conhecido do Steve Stevens na guitarra com o Giorgio Moroder nos teclados coloquei a verdadeira introdução do filme, mais climática e poderosa (isso nos cinemas de hoje seria ótimo com o sistema moderno de som, vi o filme em vhs...)

02. Kenny Loggins - Footloose

Eis um artista que dominou a década em termos de trilhas. 9 de 10 filmes de sucesso da época tinham ao menos uma canção dele!

03. Sammy Hagar - Winner Takes It All

Quando vi Falcão - O Campeão Dos Campeões nem fazia idéia de quem era Hagar ou mesmo conhecia Van Halen e depois nem imaginei que o Eddie participara da canção. E virou canção tema da América Vídeo.

04. John Cafferty - Heart's On Fire

Ficou famosa como música de treinamento de Rocky IV, mas, sei lá por quê, eu sempre adorei a canção associada com outro símbolo dos anos 80: Trovão Azul, a série. Achava que a canção era ideal para um clipe/trailer/comercial do helicóptero, ele voando, metralhando, etcs. Até hoje a imagem se mantém na minha mente ao ouvir a canção. E a letra não me remetia ao treinamento físico, mas ao poderio bélico da máquina. O início da canção dá pra imaginar o helicóptero vindo na direção da câmera...

05. King Kobra - Never Say Die (Iron Eagle)

O Top Gun dos pobres, mas que tinha mais ação e, admito, eu preferia a ação de Águia De Aço do que o romantismo de Ases Indomáveis. E o hard rock eighties da canção tema era bem melhor que a melosidade do Take My Breath Away!

06. Stan Bush - Fight To Survive

Kumitê! Kumitê! Kumitê! Quem não gostou da canção ao ver O Grande Dragão Branco?

07. Power Station - We Fight For Love

Típica canção roqueira de filme de ação dos anos 80. Como isso era bom! Tocava ao final de Comando Para Matar.

08. Marty McFly - Johnny B. Goode
09. Ferris Bueller - Twist And Shout

Duas canções que não são da década de 80, mas são relembradas em duas sequências memoráveis de dois filmes antológicos da década, De Volta Para O Futuro e Curtindo A Vida Adoidado.

10. Starship - Nothing's Gonna Stop Us Now

Até hoje não vi Mannequin, de onde veio essa canção, mas lembro até hoje que a canção concorreu ao Oscar e tocou na cerimônia.

11. Peter Cetera - Glory Of Love

De Karate Kid II. Outra que eu associava com outra coisa: pra mim era tema do filme imaginário do Punho De Ferro! Ele na montanha treinando, adquirindo a marca do dragão, etcs.

12. Joey Scarbury - Believe It Or Not

Do grande seriado do SBT, O Super-Herói Americano (que podia até virar um filme). Talvez a melhor canção original feita para uma abertura de série. E proporcionou um dos melhores momentos da história de Seinfeld.

13. Bill Medley - He Ain't Heavy, He's My Brother

Encerra Rambo III. Sempre gostei muito dessa versão, mas gostei mais da versão dos Hollies depois que a conheci, pois tem o clima bem mais triste que combina com a letra. Mas Bill sempre passa emoção com sua voz marcante.

14. Wall Of Voodoo - Ring Of Fire

Favorita pessoal. Tocou no início de um episódio de Anjos Da Lei que nunca mais esqueci. Sem diálogos, só a música. Música por vários minutos, sem falas, no começo de um seriado pra mim era corajoso, ainda mais com esse climão sombrio em cima da canção do Johnny Cash.

15. Yello - Oh Yeah

Não podia faltar essa canção sui generis de Curtindo A Vida Adoidado. Correção: a grafia da banda está errada no mix tape.

16. Jan Hammer - Chase

Da trilha de Miami Vice. A música para perseguição! Quantas vezes imaginei as mais diversas cenas de correria com essa trilha. Chegava ao ponto que imaginava o filme perfeito de ação: totalmente gráfico e abstrato, só com ação, sem trama.

17. Alan Silvestri - The Delta Force Theme

Um dos grandes temas pouco reconhecidos da década. E de um filme que sempre mereceu mais destaque do que foi dado, Comando Delta. Filme que uniu ação típica dos filmes Cannon, juntando Chuck Norris com Lee Marvin, com um ótimo disaster movie com um elenco cheio de estrelas (Martin Balsam, Joey Bishop, Robert Forster, George Kennedy, Hanna Schygulla, Susan Strasberg, Shelley Winters), quase que dois filmes em um.

BAIXE AQUI

Marcadores:



posted by RENATO DOHO 6:05 AM
. . .
Comments:


. . .