RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, novembro 23, 2010
PESQUISA LITERÁRIA 2010 (15)


QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?


MARLONN DELLA BRUNA
http://perdidonatraducao.wordpress.com/




Filho Eterno - Cristóvão Tezza

Um tapa na cara a cada página lida. Com uma parcela autobiográfica (o autor tem um filho com síndrome de Down), Tezza não economiza no peso das palavras, expõe a experiência de sua personagem/persona com uma franqueza brutal. Misturada à já conhecida qualidade do texto, o resultado não poderia ser melhor. Mereceu todos os prêmios que ganhou.




Caim - José Saramago

Acerto de contas com “deus”, parábola do mundo moderno, apologia ao comunismo, nada disso. Saramago, uma espécie de Woody Allen da literatura (ou o contrário), volta mais uma vez ao gênero no qual se tornou mestre, a galhofa. Ousado e irônico, o último livro do autor, que faleceu meses atrás, não tem dúvidas em quem culpar pelos desastres da humanidade. Certamente nessas horas ele já sabe se estava certo ou não.




1808 - Laurentino Gomes

Excelente livro, pertencente a um filão que me parece ainda pouco explorado: os livros de história for dummies. Fugindo da linguagem acadêmica, e por diversas vezes chata, habitual, Gomes narra com uma dose de bom humor momentos importantes da nossa história. Nele, vemos a vinda (ou a fuga) da família real digna dos melhores filmes de ação e entendemos de forma bem didática os primórdios de um país das vantagens, comissões e da Lei de Gérson. Percebemos que mesmo em 200 anos de história, na essência pouca coisa realmente mudou.




O Guia Do Mochileiro Das Galáxias - Douglas Adams

Tenho uma dificuldade grande em achar graça em coisas que leio, nunca passo de um sorriso de canto de boca. Gargalhar, impossível. Talvez eu não tenha lido os livros certos, mas enfim, divago. Achei que com Douglas Adams seria diferente, mas não foi. Seu texto é agradável, fácil de ler, descompromissado, mas não é tão engraçado como me disseram que era. Tem bons momentos, quase todos relacionados a Marvin, meu personagem favorito, mas nem o humor nonsense ajudou o livro a “funcionar” comigo.




O Clube Do Filme - David Gilmour

Partindo de uma ideia estapafúrdia, o principal problema do livro está em não focar no tema-título, já que não fica claro qual foi a real contribuição do tal clube do filme na formação do filho do autor. Em diversos momentos há a nítida impressão que não houve de fato o tal clube, devido às inúmeras interrupções que ocorrem no combinado com seu filho. Fraquíssimo livro onde Gilmour mostra sua inabilidade como pai, escritor e crítico de cinema.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 12:00 PM
. . .
Comments:


. . .