RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, novembro 15, 2012
PESQUISA LITERÁRIA 2012 (09) 

QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU? 

Murilo Fabricio
http://www.facebook.com/murilo.fabricio.5

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

O PERFUME - Patrick Süskind


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: História intrigante com uma ótima narração. A descrição dos sentidos que o autor faz no livro é muito boa, fazendo com que o leitor entre em um mundo totalmente novo, onde tudo é percebido pelo olfato. Temos toda a história de um assassino, que você acaba sentindo certa dó por ele. As passagens mais nojentas acabam construindo o cenário de todo o livro.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

A GUERRA DOS TRONOS - George R. R. Martin


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: O primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Muito bem ambientado, em uma época como se fosse medieval, o livro é um mundo totalmente novo criado pelo autor. Com sua narrativa muito concisa e ao mesmo tempo descritiva, conta-se sobre um continente dividido em 5 grandes reinos, todos governados por um único Rei. George teve uma enorme complexidade ao escrever o livro, pois pensou desde o mapa do mundo criado por ele, até anos atrás de história ao período em que se passa o livro, levando esse livro de +-600 páginas ser o menor da série e fazendo com que a diferença da data de lançamento entre cada um seja de uns 4 anos. Com uma enorme gama de personagens, existe um Apêndice no livro de, aproximadamente, 30 páginas com todas elas, separadas pelas Casas dos Reinos. Isso ajuda muito o leitor a não se perder enquanto lê. Além disso, temos também dois mapas sobre o continente, ajudando a se localizar durante a história. Temos uma mistura de aspectos realísticos e fantasiosos. O livro é escrito em capítulos nem tão compridos e nem tão curtos, permitindo com que a leitura seja em um ritmo a cargo do leitor. Cada capítulo conta a história do ponto de vista de uma personagem, fazendo com que conheçamos cada uma profundamente.

O livro é fascinante, cheio de mistérios, ação e drama. A adaptação da HBO é excelente, porém recomendo ler o livro antes, já que não há como colocar toda a complexidade em 10 episódios de 50 minutos, além do pensamento de cada personagem. Apesar de a guerra começar a partir de mais da metade do livro, a primeira metade não é entediante e serve muito bem para preparar o leitor para esse tipo de leitura e para esse mundo novo. Ao contrário do que muitos dizem, o livro NÃO é apenas Violência, Sexo e Dragões. Vale muito a pena ler!

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

A FÚRIA DOS REIS - George R. R. Martin


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: O segundo livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Segue o mesmo esquema de escrita do primeiro, só que ligeiramente maior e acrescentando personagens novas.

Nesse livro a guerra já está acontecendo. A batalha entre Norte e Sul começa a ser ambientada e o carisma e ódio pelas personagens já está completamente desenvolvido. Nunca se sabe o que George pode escrever. É totalmente imprevisível e pode acabar totalmente com as expectativas que você possui. O livro só se torna realmente bom depois de sua metade, deixando a desejar no começo. Mas depois fica muito bom. Um novo membro para a guerra aparece com uma aparente fragilidade. Porém a novo religião que ele segue faz toda a diferença na sua importância sobre a guerra.

Nesse caso, a adaptação da HBO deixou muito a desejar. Foram feitos vários cortes de cenas importantes para o desenvolvimento, além de adicionar cenas totalmente novas só para conquistar o público. Mesmo assim, vale a pena assistir! Principalmente pelo episódio da Batalha da Baía de Água Negra, cujo roteiro foi escrito pelo próprio George.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

A TORMENTA DE ESPADAS - George R. R. Martin


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: O terceiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Segue o mesmo esquema de escrita dos outros. Nesse, o aumento de páginas não passa despercebido, que passa para mais de 800. Temos também o acréscimo de dois novos mapas, um das cidades livres, fora do continente de Westeros (onde ocorre a guerra) e outro sobre a Muralha, o que ajuda a entender parte do enredo. Além do acréscimo também de várias personagens novas.

CUIDADO: Relatei spoiler no Apêndice enquanto lia, o que me deixou extremamente bravo com a Editora e me deixou com trauma de olhar o Apêndice enquanto leio, apesar de esse ser o único que percebi isso.

Aqui temos várias reviravoltas na história, entre as personagens e de tudo o que acontece não só em Westeros. Apesar de ser muito grande, o livro tem bons momentos em todo o decorrer dele. É como se fosse uma montanha-russa de altos e baixos, mas esses altos não tem deixam nunca abandonar o livro e os baixos seriam razoáveis com importância para desenvolver o contexto. Personagens queridos morrerão, os odiados se darão bem e alguns sem importância serão totalmente relevantes. Destaco os capítulos da Daenerys, a Mãe dos Dragões, a Nascida do fogo, Khaleesi, e de Arya. São totalmente impressionantes e fazem você querer ler mais e mais para chegar nos próximos.

Estou esperando ansiosamente pela adaptação da HBO.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

O FESTIM DOS CORVOS - George R. R. Martin


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: O quarto livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Segue o mesmo esquema de escrita dos outros, com a diferença de alguns poucos capítulos que não tratam de personagens específicas demais. O livro é ligeiramente maior que o primeiro. Temos acréscimo de mais personagens.

A guerra ainda continua, com algumas casas já completamente destruídas. Temos duas novas casas entrando para a guerra e se tornando novas ameaças. O comecinho do livro é meio chato, porém depois ele fica muito bom. Temos mais ótimas histórias sobre as personagens que conhecemos e novas histórias totalmente fascinantes sobre as que entram nesse livro. A escolha do George de ter separado o 4º livro que escreveu em dois (agora o 4º e o 5º da série), só que com todos os capítulos de uma parte das personagens em um e todos os das outros no outro, foi boa, já que você não fica ansioso esperando para ver o desenrolar de tudo.

O livro está chegando a um ponto onde trocou-se quase todas as personagens principais do primeiro. Mas isso não é um aspecto ruim, já que as desse livro são tão boas quanto a do primeiro.

Muito bom, superou minhas expectativas iniciais sobre esse livro.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 9:00 AM
. . .
Comments:


. . .