RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, novembro 24, 2012
PESQUISA LITERÁRIA 2012 (18)

QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?


Victor Hugo Kebbe
http://aosugo.com

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

JUST A GEEK - Wil Wheaton


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Não tenho o costume de ler autobiografias, mas valeu a leitura pela descontração de Wil Wheaton ao comentar de sua vida cotidiana. Como fã de Jornada nas Estrelas, certamente o livro de Wheaton serviu para quebrar alguns preconceitos que tinha em relação ao personagem Wesley Crusher, interpretado por ele em sua adolescência. Como ele insiste no livro em relação a todo mundo pegando no pé, ele é apenas um geek.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

YOSHIWARA: THE PLEASURE QUARTERS OF OLD TOKYO - Stephen Longstreet


 
NOTA: RUIM

COMENTÁRIO: Como comentei no Goodreads e, justamente por ser pesquisador da Cultura Japonesa, achei esse livro extremamente preconceituoso em algumas leituras da sociedade japonesa do período Edo. Em vários momentos podemos perceber o quanto o autor está influenciando ou tentando passar uma perspectiva moderna e cristã sobre os "promíscuos" japoneses de séculos passados. O que me levou à leitura deste livro foi a curiosidade sobre o antigo distrito de Yoshiwara, Tokyo.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

TRANSFORMING THE PAST: TRADITION AND KINSHIP AMONG JAPANESE AMERICANS - S. J. Yanagisako


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Livro extremamente relacionado com minha pesquisa de doutorado e que me foi bastante útil para entender as dinâmicas familiares dos nikkeis norte-americanos. Apesar de divergir teoricamente em alguns pontos, o livro oferece insights bastante interessantes.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

AZUMANGA DAIOH - Kiyohiko Azuma


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: Nostálgico, decidi reler a última versão deste mangá, lançado no Japão em tankohon (livro). O mangá conta a história de várias colegiais em seus últimos anos de formação, prestes a entrar no vestibular.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

THE DUNWICH HORROR - H. P. Lovecraft


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Volta e meia retorno ao Lovecraft, na minha opinião o mestre do horror moderno e que supera em alguns pontos o Edgar Allan Poe ao trazer histórias presas na nossa realidade. A maneira como trabalha o psicológico do leitor (ao explorar os sentidos com descrições detalhadas) é assustadora. Durante esse tempo reli O Mistério de Charles Dexter Ward e vários outros contos do autor.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 9:00 AM
. . .
Comments:


. . .