RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

domingo, novembro 25, 2012
PESQUISA LITERÁRIA 2012 (19)

QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?


Diógenes L. Cesar
https://www.facebook.com/diogeneslcesar

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

A DANÇA DOS DRAGÕES - George R. R. Martin


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Não sou muito fã de literatura de fantasia medieval, talvez trauma por tanto tempo gasto da minha vida lendo descrição de planícies e rochedos dos livros do Tolkien, mas a pegada do Martin é diferenciada, por ele conseguir equilibrar tão bem o escopo fantástico da saga das Crônicas do Fogo e Gelo com as tramas e maquinações mais semelhantes ao nosso mundo real. Martin, nos 3 primeiros livros da saga, sabia dosar o tanto de informação, mistérios, respostas e pontos de virada, mas no quarto livro o ritmo cai vertiginosamente, em parte por aquele livro ser, anteriormente, metade da arquitrama deste livro aqui, o que faz com que este também perca um tanto da força e tenha sérios problemas de ritmo, mas é, com certeza, muito melhor e instigante que seu predecessor.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

KITCHEN CONFIDENTIAL - Anthony Bourdain


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: Front man do melhor programa culinário de todos os tempos, "No Reservations", Bourdain é também um jornalista de mão cheia, que prefere ir a fundo das questões sociais e antropológicas que explicam um estilo culinário ao invés de simplesmente avaliar o gosto, texturas e etc. Aqui ele usa um tanto de influência do estilo Hunter Thompson e Peter Biskind pra contar sua saga na incursão e estabelecimento no mundo culinário. Bourdain não poupa ninguém e conta todos os podres e "causos" que envolvem sua profissão, inclusive nomeando alguns desafetos, como o chef pop Jamie Oliver ou a rede McDonald's. Tem continuação em "A Cook's Tour", que é melhor ainda.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

PAGANDO POR SEXO - Chester Brown


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: Chester Brown, quadrinhista canadense celebrado por suas histórias surreais e virulentas, aqui faz um insert autobiográfico sobre o período em que decidiu desistir de relacionamentos fixos e começar a pagar pelo serviço de prostitutas. Apesar da premissa soar como a de uma história pesada, numa jornada pelo submundo, o que Brown faz é fazer uma análise sobre a veracidade de quanto as pessoas precisam estar num relacionamento fixo, ou mesmo se há a possibilidade de ser feliz em um, assim como um debate sobre a legalização, regularização e questões morais da prostituição. O livro tem um ritmo meio claudicante e, honestamente (especialmente pra alguém de mente liberal que não vê nada demais em uma mulher fazer com o corpo o que bem entender), pouco se consegue tirar das mais de 300 páginas do livro. Talvez pra mentes mais fechadas ou inexperientes, que acham que prostituição é um dos submundos mais pesados, o livro seja uma porta de abertura, mas eu achei mais do mesmo, ainda que a intenção do autor seja sólida e bem representada.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

AMERICAN TABLOID - James Ellroy


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: James Ellroy é meu autor americano favorito desde Bukowski, então serei breve pra não começar a soar como uma garotinha histérica num show do Michel Teló. Fugindo um pouco dos temas policiais de sua quadrilogia sobre a polícia de Los Angeles (que tem como meu favorito "L.A. Confidential"), mas situado no mesmo universo de personagens de caráter duvidoso, figuras históricas inseridas em meio a ficção e muita sujeira jogada por debaixo do tapete. Seu estilo de escrita junta todo o ritmo de "White Jazz" (que parece ter sido induzido por anfetaminas) mas dessa vez de forma muito mais gostosa de ler, dividindo a história em 5 partes, formadas por diversos protagonistas e com capítulos que mal duram uma página, que ao final, assim como em "L.A. Confidential", traçam uma arquitrama que poucas mentes seriam capazes de conceber com tanta riqueza. Magnífico, e obrigatório se ler na língua original (já tinha lido-o anteriormente, mas ao lê-lo no texto original o livro cresceu muito no meu conceito).

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

ALL YOUR BASE ARE BELONG TO US - Harold Goldberg


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Livro apaixonado que conta, através de capítulos ora biográficos, ora históricos, a história do surgimento dos videogames, que começou como uma brincadeira inofensiva de cientistas, até invadir os bares com as máquinas de "Pong" até chegar nas casas de milhões de crianças através da Atari e da Nintendo até virar o setor de entretenimento dominante do mundo atual. Figuras como Shigeru Myamoto, Nollan Bushnel, Dan e Sam Houser e outros ícones da indústria tem seus perfis destrinchados no livro, ainda que o autor não procure ir atrás de rumores polêmicos (como uma suposta ligação da Nintendo com a máfia japonesa Yakuza), pra quem curte esse universo (que, infelizmente, ainda tem pouco espaço nos locais reservados a cultura e arte, sendo renegado a matérias superficiais em espaços de tecnologia) é um prato cheio.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 9:00 AM
. . .
Comments:


. . .