RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, novembro 28, 2012
PESQUISA LITERÁRIA 2012 (22)

QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?

Ailton Monteiro
www.cinediario.blogspot.com.br

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

MADAME BOVARY - Gustave Flaubert


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: Tenho enormes lacunas no que se refere aos cânones da literatura ocidental. Este maravilhoso romance de Gustave Flaubert era uma dessas lacunas. Mas foi um prazer tremendo quando eu descobri esta obra, a ponto de colocá-la entre a minha favorita de todos os tempos atualmente. Caso de obra que mexeu com minha mente e até com o meu corpo. Caso de obra que faz o coração pulsar diferente e o sangue se intoxicar. Trata-se da história de uma mulher que sente que a vida pode ser mais do que um casamento sem graça e resolve experimentar o que ela leu nos livros românticos. E isso pode significar a sua ruína e a de seu marido. Um livro sobre adultério que chocou o mundo e que levou o seu autor ao tribunal, mas que hoje é visto como uma das maiores obras-primas da literatura. Cheguei a ver seis adaptações para o cinema desta obra. As melhores: Madame Bovary, de Claude Chabrol; e Vale Abraão, de Manoel de Oliveira.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

NELSON PEREIRA DOS SANTOS: O SONHO POSSÍVEL DO CINEMA BRASILEIRO - Helena Salem


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Um dos poucos livros sobre a filmografia de um diretor que eu terminei, mesmo sem ter assistido ainda a algumas poucas obras do autor. Trata-se de um livro indispensável ao meu projeto de mestrado, e que foi lido com muito prazer. Helena Salem tem uma prosa muito gostosa e os bastidores dos filmes de Nelson Pereira dos Santos trazem sempre algo de muito interessante. E ainda será relido em partes, à medida que eu for descobrindo filmes que ainda não vi de NPS.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

O ALEPH - Jorge Luis Borges


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: Ao se deparar com os contos fantásticos de Jorge Luis Borges, a impressão que fica é que tudo o mais é pequeno; que toda a literatura é fútil. E por mais que a imersão a esses contos não seja tão fácil, eles são instigantes o suficiente para que fiquemos de queixo caído não só com as tramas, mas com o conhecimento profundo do autor em diversos assuntos. O livro é um labirinto. E quando saímos de lá, queremos nos perder novamente. Os contos que eu mais gostei: "Deutsches Requiem", "O Imortal", "Os Teólogos", "O Aleph". Livro para ler inúmeras vezes.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

NEONOMICON - Alan Moore & Jacen Burrows


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Que Alan Moore é o maior quadrinista vivo, pouca gente discorda. E ele não precisa estar trabalhando em grandes empresas como a Marvel ou a DC para chamar a atenção. Ao contrário, seus trabalhos independentes são melhores ainda, caso de "Lost Girls" e "Do Inferno". "Neonomicon" é uma homenagem do escritor ao mestre do horror na literatura H.P. Lovecraft. Monstros, sexo, ocultismo, violência e medo aguardam o leitor que se permir adentrar neste universo perturbador. Tive sentimentos de excitação (sexual mesmo) e de horror em determinado momento.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS - Marçal Aquino


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: O que me levou ao romance foi o longa-metragem homônimo de Beto Brant e Renato Ciasca. Já sou fã do trabalho de Brant e sei o quanto ele já foi parceiro de Aquino. Prefiro o filme, mas é muito bom poder voltar ao universo dos personagens: a misteriosa e sensual Lavínia, o pastor Ernani e o amante, o fotógrafo Cauby. O livro e o filme se completam. Trata-se de uma história de amor trágica, que no cinema ganha ares de "Um Corpo Que Cai", de Hitchcock, mas na literatura, nem tanto. No livro, destaque para as citações de B. Schianberg, um filósofo do amor inventado por Aquino.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 9:00 AM
. . .
Comments:


. . .