sexta-feira, novembro 30, 2012
PESQUISA LITERÁRIA 2012 (24)
QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?
Marlonn Della Bruna
http://perdidonatraducao.wordpress.com
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
O GRANDE BAZAR FERROVIÁRIO - Paul Theroux
NOTA: ÓTIMO
COMENTÁRIO: Livro que relata um desejo de consumo. O autor embarcou em Londres, passou pelo Leste Europeu e Ásia, chegou ao Japão, e voltou pelo Expresso Transiberiano. Observador, Theroux descreve com detalhes personagens, cidades e trens, claramente a sua principal paixão. Sempre com bom humor e precisão nas palavras, é delicioso de se ler e um convite a todos a pôr o pé na estrada.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
A VISITA CRUEL DO TEMPO - Jennifer Egan
NOTA: ÓTIMO
COMENTÁRIO: A impressão que dá é que o livro é um conjunto de contos que se ligam através de uma linha tênue, e isso não parece ser à toa. O que temos ao final da vida, senão um conjunto de pequenas histórias? Todo mundo comentou a ousadia de Egan, seja pelos famosos capítulos narrados em segunda pessoa e em linguagem Power-Point (ambos excelentes), mas o que mais me agradou foi em me levar para dentro do livro, tornando inevitável a reflexão sobre como a passagem do tempo, entre erros e acertos, está escrevendo a minha história.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
COMO A GERAÇÃO SEXO-DROGAS-E-ROCK'N'ROLL SALVOU HOLLYWOOD - Peter Biskind
NOTA: EXCELENTE
COMENTÁRIO: Certamente um dos mais completos registros do surgimento da geração mais criativa do cinema americano. Biskind entrevistou centenas de pessoas e recriou com detalhes tudo de aconteceu de relevante (ou não) nos anos 70. Além dos bastidores dos grandes filmes de Scorsese, Spielberg, Lucas, Coppola e companhia, o livro é recheado de fofocas de uma geração de jovens cineastas que misturaram na mesma proporção talento, álcool e cocaína.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
MAR MORTO - Jorge Amado
NOTA: ÓTIMO
COMENTÁRIO: Estava indeciso sobre qual livro escolher para ser o meu primeiro Jorge Amado. Acabei optando pela história de Guma, Lívia e dos cais de Salvador. Mesmo que as situações estejam bem distante do meu universo (um preconceito, admito), Amado (chamar alguém de “Amado” é muito estranho, enfim...) usa uma linguagem leve, agradável, sensual até, e que acabou deixando os cafés em que li o livro com uma cara de Bahia.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
O VALOR DO AMANHÃ - Eduardo Giannetti
NOTA: BOM
COMENTÁRIO: Livro que fala de juros, ponto. Se a resenha ficasse nisso, a classificação “chato” apareceria sem ao menos ler a orelha do livro. Mas a abordagem que Giannetti usa, filosofando no tema e entrando em questões como planejamento, velhice, darwinismo e biologia deixam o livro agradável, apesar do uso de muitos exemplos (que o deixa extenso) e ocasionalmente uma linguagem mais acadêmica.Marcadores: 2012, Marlonn Della Bruna, Pesquisa Literária
. . .
Comments:
|
. . .
|