RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sábado, dezembro 01, 2012
ÍNDICE PESQUISA LITERÁRIA 2012

 
Foram 24 pesquisados nesta quinta edição, recorde de todas as edições (a última teve 19). Agradeço a todos que se dispuseram a responder a pesquisa e compartilhar suas leituras. Legal ver alguns fiéis que respondem com constância e outros novos participando. Quanto mais gente e mais variadas forem as listas, melhor. Acho que a criação do formulário esse ano facilitou a quem fosse responder.

As publicações, como sempre, foram na ordem em que as respostas chegaram.

Pessoalmente toda edição me surpreende pelas respostas recebidas, pois mesmo conhecendo as pessoas são raras as vezes que você fica sabendo o que elas andam lendo. Tirando algumas redes sociais que fazem isso (Skoob, Goodreads) as pessoas falam mais do que andam vendo ou ouvindo do que lendo. Eu sinto falta disso na mídia, pois era comum ter em revistas e jornais breves comentários de "o que estou lendo" ou algo assim e foram sumindo com o tempo. A pesquisa literária meio que surgiu dessa curiosidade e dessa lacuna. Hoje em dia tem surgido muitos canais literários no youtube onde a pessoa comenta o que acabou de ler ou o que vai ler ou o que acabou de comprar para ler. São ótimos, mas ainda poucos e não é todo mundo que tem desenvoltura para falar em vídeo ou mesmo sabe como gravar e editar um. 

Sugestões para as próximas edições são bem vindas, utilizem os comentários abaixo para falarem das listas, das leituras, do que acharam, do que poderia ser melhorado ou mudado, etcs. Ainda não foi dessa vez que consegui receber uma resposta em formato de vídeo, quem sabe na próxima algumas pessoas queiram fazer assim.

A próxima pesquisa literária será em 2014, comemorando 10 anos de existência! Quem sabe eu consiga presentear quem participar ou sortear algo entre os que responderem. Vamos ver.

Eis um índice para facilitar a localizar quem respondeu esse ano:

Ailton Monteiro

Alice Akemi Yamamura

Cristiane Megumi Oyafuso

Diógenes L. Cesar

Fellipe Cosme

Grace Alioska Kawakubo Santana

Helena L. Cardoso De Sousa

João Chiarelli

Joice Yuko Obata

Leandro José

Luiz Alberto Hiroshi Horita

Marcelo Coelho

Marcelo V.

Marie Inamasu

Marlonn Della Bruna

Michel Simões

Murilo Fabricio

Renato Thibes

Rodolfo Araújo

Rodrigo P. Pereira

Ronaldo Akio Miyoshi

Sylvio Ribeiro

Victor Hugo Kebbe

Yashiro Yamamoto



Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 9:00 AM
. . .
Comments:


. . .