RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, junho 23, 2004
Cidade Sem Compaixão (Town Without Pity)

Ótimo filme sobre o julgamento de quatro soldados americanos que estupram uma garota alemã. O que seria algo simples (o estupro é evidente) se transforma num painel complexo da justiça e da vida em comunidade. Isso fica evidente quando percebemos que o ator principal, Kirk Douglas, fará o advogado de defesa dos soldados e o filme acompanhará o seu trabalho. Fiquei pensando se a ótima série O Desafio (The Practice) não se inspirou neste filme pois também lá o foco é nos advogados de defesa que geralmente são vistos como os vilões ao defenderem traficantes, assassinos, estupradores e outros. Também o ataque frotal do advogado com a vítima (o momento central do filme) acontece em muitos episódios da série (são momentos fortes quando a pressão psicológica chega ao limite). Kirk Douglas está ótimo. A garota, Christine Kaufmann, é bonita e está bem. Um dos acusados é Robert Blake (que na vida real atualmente está no banco dos réus de novo por ser o mandante do assassinato da esposa). O final é poderoso. O filme ganhou o Oscar de canção original (canção essa que volta e meia toca no filme e a letra é significativa do que se apresenta). Um grande filme.

Dominados Pelo Ódio (Machine-Gun Kelly)

Filme de Roger Corman com Charles Bronson encarnando o famoso bandido. Não sei até que ponto o filme tenta dar um retrato do verdadeiro Kelly. No filme ele é visto como temeroso à morte e supersticioso com sinais, além de medroso e manipulado pela mulher que o acompanha. O filme é curto e vemos apenas 2 assaltos e um seqüestro da filha de um magnata que vai ser o tema principal da história. Bem realizado e com bom final.

John E Mary (John And Mary)

Uma surpresa este filme romântico com Dustin Hoffman e Mia Farrow. É muito boa a história do dia seguinte de um casal que se conhecera na noite anterior. O desconforto que dá na manhã seguinte, as atitudes que deflagarão as reações que podem ou não minar um futuro relacionamento, os pensamentos, o passado, tudo comprimido em um dia. Não tem como não se identificar com vários momentos do filme. Ele usa muito bem os flashbacks (dos relacionamentos anteriores de ambos) e mistura os tempos, incluindo cenas de imaginação, do passado distante e de flash forwards. Também ouvimos os pensamentos de ambos, que são muito divertidos e reais. O contexto político e social dos anos 60/70 é evidente tanto na questão sexual quanto na política (num flashback com o namorado anterior dela, um político). E pensar que a direção é de Peter Yates que no ano anterior tinha feito Bullitt e hoje em dia... Sua decupagem é muito boa (grande parte do filme se passa no apartamento de Dustin). Mia Farrow está particularmente interessante. Dustin Hoffman está ótimo. O filme é uma ótima surpresa que merece ser conferida.

Grande Menina, Pequena Mulher (Uptown Girls)

Brittany Murphy e Dakota Fanning estrelam essa comédia sobre uma mulher que ainda não amadureceu e uma menina por demais madura. O carisma das duas (principalmente de Dakota) ajudam o filme, mas só lembrarmos de Um Grande Garoto para percebemos que é inferior (com momentos semelhantes entre os filmes). Boaz Yakin dirige. Nos extras fica mais evidente a versatilidade de Dakota (mais sorridente, no filme ela tem que ser mais séria) onde até o diretor afirma que pôde explorar o personagem com ela pois falar com ela é como se falasse com uma pessoa de 40 anos. O final no teatro até parece cópia do final de Um Grande Garoto onde até um adulto vai de guitarra no palco para ajudar a garotinha...


posted by RENATO DOHO 2:16 PM
. . .
Comments:


. . .