RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

sexta-feira, março 04, 2005
O Preço De Uma Verdade (Shattered Glass)



Ótimo filme sobre jornalismo baseado no caso real do jornalista Stephen Glass que teve suas matérias para o The New Republic questionadas quanto à sua veracidade. Consegue tanto mostrar os processos os quais um artigo passa até sua publicação quanto no retrato desse personagem complexo que é Glass. Como o diretor e roteirista Billy Ray quis ser minucioso no levantamento de dados para a história, baseando muita coisa em acontecimentos reais (até diálogos inteiros são de transcrições de conversas gravadas na época) ocorre uma coisa bem curiosa: mesmo Glass sendo o protagonista pouco vamos saber do que ele realmente pensa, suas motivações, o que teremos é sua ação, por isso em certas horas o personagem parece perdido no mundo, enquanto vemos um pouco da vida familiar do editor, de Glass a única coisa que vemos é seu trabalho. Quando ele diz a verdade? Se mente, por que? Nunca o veremos forjando algo, o que aumenta a tensão do que realmente está acontecendo.

Hayden Christensen como Glass desenvolve uma interpretação marcante pela ambiguidade, mostrando muito do jeito do verdadeiro Glass que era muito querido pelos amigos, jogava muito bem a simpatia, a presunção e a insegurança. Uma confirmação de talento é de Peter Sarsgaard, o conhecia em vários trabalhos, mas neste que realmente chamou atenção (em Hora De Voltar do mesmo ano ele também tem destaque) fazendo um papel que se modifica diante do espectador. Não sei por que eu sempre achei que ele era filho do Stellan Skarsgård... Do resto do elenco destaco Chloë Sevigny e Hank Azaria, com papéis marcantes. Rosario Dawson, Melanie Lynskey e Steve Zahn também participam.

A fotografia evita a centralização (essa qualidade é ressaltada pelo wide preservado no dvd) e o próprio Ray destaca nos comentários (feitos junto com o verdadeiro ex-editor da revista, Chuck Lane) que muito se deve ao diretor de fotografia que fazia a composição dos quadros. No dvd também há um segmento de 60 Minutes com o verdadeiro Glass (além de outros envolvidos), só que sem legendas.

Produção executiva de Tom Cruise. Billy Ray é roteirista (A Guerra De Hart, Suspeito Zero) e atualmente faz o roteiro de Flight Plan que tem Josie Foster e novamente Sarsgaard (numa trama intrigante num set único: uma mãe perda a filha dentro de um avião em pleno vôo) e dirige The 11th Hour, novamente baseado em fatos reais.

O diretor Ted Kotcheff tem participação pequena como o chefe da revista; como não é ator sua participação talvez seja por amizade à Ray que escreveu para ele Atirador De Elite.

Enfim, um filme que merece ser mais conhecido que nos faz pensar tanto nos mecanismos (frágeis?) do jornalismo quanto na questão da verdade, das manipulações no ambiente de trabalho e também no estudo de um personagem enigmático e carismático que causou um escândalo sem precedentes.


posted by RENATO DOHO 9:44 AM
. . .
Comments:


. . .