A Maldição Da Flor Dourada (Man Cheng Jin Dai Huang Jin Jai) Maravilhoso filme de Zhang Yimou e, mesmo cedo para tal afirmação, talvez o melhor dessa trilogia da ação (Herói e O Clã Das Adagas Voadoras) dentro de sua filmografia. E um dos melhores de toda sua obra. Há um claro processo de evolução que junta os elementos bem sucedidos dos dois filmes anteriores e potencializa tudo com uma trama com tons épicos e operísticos. Tudo isso vem disfarçado em seu calmo começo, onde vamos conhecendo os personagens e o cenário em que tudo se desenrolará. Dá até para pensar que é um drama como os da fase antiga do diretor como Lanternas Vermelhas, ainda mais que há o retorno da antiga musa do diretor, Gong Li. E quem esperava que Chow Yun Fat fosse protagonista pode estranhar seu papel de coadjuvante que só toma força na parte final. Sem estragar detalhes do que ocorre naquele palácio e naquele reino o personagem de Gong Li vai se transformando cada vez mais numa fascinante figura, com algo de Lady Macbeth e Hamlet. Quando chegamos na data comemorativa tão falada e esperada durante o filme tudo se transforma num imenso épico como há tempos não era filmado dessa maneira. É impressionante (não só nesse momento) o domínio técnico de Yimou junto com seu senso estético do uso de cores e texturas. A batalha é ao mesmo tempo muito bem coordenada para ressaltar a estratégia militar quanto é bela e angustiante de certa maneira conforme as coisas andam. E justamente nesse momento que Chow e Gong alcançam níveis de interpretações extraordinárias, o imperador vira um gigante e a imperatriz maior que a vida (Gong Li deveria ter tido muitas indicações por essa interpretação). Neste turbilhão de emoções, sensações, extasiamento e deleite ainda chegamos à um final extremamente trágico e cínico que de forma alguma dá um alívio para o espectador. A revisão do filme nos cinemas é obrigatória para somente a partir dali haver uma melhor apreciação e refletir sobre os temas (o poder, o amor, os ritos, o destino, a vida). posted by RENATO DOHO 12:15 AM . . . Comments: