RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, maio 10, 2007
Who Killed The Electric Car?



Documentário sobre o "assassinato" da idéia do carro elétrico nos EUA, pricipalmnente na Califórnia. Lembra muito o processo que o filme Tucker de Francis Ford Coppola mostra. A GM chegou até a ter um modelo que várias pessoas adquiriram, o EV1, para que depois fossem retomados para serem destruídos (a aquisição era em forma de locação). Alguns famosos donos de EV1s aparecem, como Peter Horton, Alexandra Paul e o mais famoso deles, Mel Gibson. Tom Hanks também surge defendendo o carro numa entrevista no David Lettterman. Martin Sheen é o narrador. Até o Ralph Nader é entrevistado. O destaque fica por conta de uma ex-funcionária da GM, Chelsea Sexton, cujo trabalho era promover o EV1 e até hoje é uma ávida defensora, mesmo que saiba que não há chance do carro voltar a ser fabricado e comercializado. Ela conheceu pessoalmente várias das pessoas que tinham o carro, por isso virou até figura querida entre os proprietários de EV1s e porta voz de seus protestos. Mas fora do caso específico do carro o que se tem é um painel amplo da indústria automobística e da indústria do petróleo e as ligações íntimas com o governo federal.

For Your Consideration



Provavelmente é um filme que funciona muito mais para fãs do estilo cômico de Christopher Guest (Esperando O Sr. Guffman, O Melhor Do Show, A Mighty Wind) já que não é exatamente um humor de se dar risadas e muitas vezes é bem específico do universo retratado (como roqueiros em Spinal Tap). O filme gira em torno do cinema e sua indústria. Um simples filme sobre um feriado judeu acaba recebendo grande atenção quando rumores pela internet falam de uma provável indicação da atriz principal ao Oscar. A sátira tanto da filmagem quanto do universo ao redor disso (os egos, os boatos, o culto à celebridades, as fofocas jornalísticas, etcs) são claramente feitas por quem conhece o assunto. Guest reune novamente sua trupe para o elenco com vários rostos familiares de seus outros filmes, principalmente Eugene Levy, Catherine O'Hara e Parker Posey (quarta participação em seus filmes). O dia do anúncio dos indicados ao Oscar é bem engraçado, assim como o que acontece com o elenco após a estréia do filme, o que cada um segue. Engraçado, triste e real. Não é seu melhor trabalho, mas fica entre os bons que já realizou.

A Menina E O Porquinho (Charlotte’s Web)



Clássico livro infantil bem adaptado para as telas com Dakota Fanning fazendo pela segunda vez consecutiva um filme infantil de menina de fazenda com uma relação especial com um animal, aqui é um porquinho (em Sonhadora era um cavalo). Mistura bem a parte "normal" do filme com a inclusão do mundo fantástico dos animais onde eles falam e se comunicam. Os animais (e inseto) têm carisma e é deles de onde se provém o humor e o sentimento do filme. Uma das melhores qualidades do filme é a dublagem de um elenco extremamente famoso e bem escolhido. Não há como identificar todos através da voz, mas depois sabemos que Sam Shepard é o narrador (se bem que a voz dele é inconfundível) e os dubladores são Julia Roberts, Oprah Winfrey, Robert Redford, John Cleese, Steve Buscemi, Kathy Bates, Cedric The Entertainer, Reba McEntire, Thomas Haden Church e André Benjamin, todos excelentes (a Jennifer Garner participou, mas seu personagem foi cortado na montagem final). O porquinho é muito bem feito pelo garoto Dominic Scott Kay. Os efeitos para que os animais falassem são bons, não sendo exagerados. Bonito, com todo clima de lições de vida e moral da história o filme conquista. Ah, o dvd tem vários extras sobre cada aspecto do filme.


posted by RENATO DOHO 12:16 AM
. . .
Comments:


. . .