RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, abril 10, 2008
In Treatment

In Treatment

O seriado se mostrou excelente mesmo com seu esquema diferente de ter episódios diários e uma temporada de 43 episódios. É quase uma terapia intensiva via tv. E nisso contém suas melhores qualidades e seus pequenos defeitos. Sim, afinal nada é perfeito e no processo temos que relevar certas coisas, como, por exemplo, a rapidez com que certos casos tiveram que ser concluídos, afinal uma boa terapia leva anos. Também há a necessidade de uma conclusão, mesmo que não definitiva e isso teria que levar bem mais que 9 semanas (lembrando que dos 4 casos apenas 2 têm um início anterior ao que o seriado focaliza, sem contar que o próprio terapeuta entrando em análise seria um novo caso). Daí que seria muito bom que a série continuasse, mas ainda não há uma posição sobre isso (a série original teve segunda temporada). O tempo reduzido também prejudicou algumas situações, principalmente em episódios onde uma nova pessoa é introduzida. É muito pouco tempo para que ela possa chegar ao estágio de abertura emocional que a série necessita e com isso alguns momentos soaram forçados (mas mais bem realizados em um caso e menos em outro). Apenas um episódio não foi baseado na série israelense e é o mais polêmico pois quebra vários padrões do que vinha sendo desenvolvido. Ainda não sei se foi algo realmente necessário. E há mais para o final alguns cortes que a série americana não quis abordar ou resolveu organizar de outra maneira.



Das semanas que tinha visto até o final algumas coisas mudaram. Houve uma semana catártica onde todos os episódios chegaram num clímax e foi difícil conter as lágrimas em cada um deles. E aos poucos certas coisas se modificaram e foram acrescentadas. Como muito do poder do seriado vinha de cada história e cada personagem há uma saudade e uma tristeza quando vemos que não há como continuá-las num futuro, o processo terapêutico acabou. Mas há sempre o protagonista, que foi o elo de tudo.



O desenvolvimento minimalista da série (um cenário, dois atores, conversas) potencializou todo o resto num nível como poucos seriados conseguiram trabalhar. Já falei do trabalho extraordinário de som da série, onde sons adquirem personalidade e uma importância enorme, sendo as mais marcantes, sem dúvida alguma, a da maçaneta da porta de entrada e a porta da cerca na saída. E isso, fui pensar depois, não é apenas algo de uma série, mas de algo muito ligado à terapia, seja com coisas características que se tornam familiares até reações de cada paciente diante dos mais variados estímulos. Fora o som tudo é bem cuidado para tanto dar um ar de realismo como para acrescentar símbolos que reforcem momentos de cada episódio. Assim, a câmera não é posicionada à toa, o fundo adquire força, a garrafa com o líquido que calmamente balança constantemente aparece em momentos chave ou então os livros na estante ou mesmo o clima do lado de fora. Entramos nas minúcias das mãos de Paul, como ele mexe naqueles óculos quando ouve ou fala, como suas mãos se portam, como seu corpo reage - e também nos pacientes, alguns mais óbvios como as situações que Alex retira seu casaco, outros mais sutis como Sophie utiliza o sofá ou Laura se veste.



A série também proporcionou a redescoberta de Gabriel Byrne (ao menos para mim), a chance de um papel forte para Dianne Wiest, a possibilidade de mostrar que Melissa George não é apenas um rosto (e corpo) bonito, a surpresa de perceber que Embeth Davidtz não era uma desconhecida, mas sim sub-utilizada, a revelação da jovem Mia Wasikowska e que todos os outros atores (Michelle Forbes, Blair Underwood (incrível que em The New Adventures Of Old Christine faça um tipo totalmente diferente no mesmo ano), Josh Charles e Mae Whitman) têm força quando bem utilizados.



Rodrigo Garcia foi o grande responsável pela série, dirigindo e escrevendo (adaptando) boa parte dos episódios. E é de seu trabalho que a série mais se assemelha. Como não lembrar de cada história detalhada contada em Confissões Amorosas, Coisas Que Você Pode Dizer Só De Olhar Para Ela e Questão De Vida, assim como seu trabalho com os atores? Ele vai construindo devagar uma bela obra sobre as particulariedades do ser humano. Depende muito dele e de Byrne a continuidade da série, pois sem eles não há uma.



posted by RENATO DOHO 12:10 AM
. . .
Comments:


. . .