RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quinta-feira, novembro 11, 2010
PESQUISA LITERÁRIA 2010 (03)


QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?


AILTON MONTEIRO
http://cinediario.blogspot.com/




Justine - Guido Crepax

Transposição para os quadrinhos da polêmica obra do Marquês de Sade. É um apanhado bestial dos maus tratos que uma jovem sofre. Apesar das sequências de sexo constante, não é exatamente um livro prazeroso ou excitante. Os traços de Crepax tornam os homens perversos, que castigam injustamente Justine em cada etapa de sua vida, em seres horrendos. E o traço não é tão delicado quanto o de Milo Manara, por exemplo. Em alguns momentos, parece apenas pornografia de má qualidade, mas depois vemos que tudo isso é uma espécie de vômito do Marquês para a sociedade.




Caim - José Saramago

Pela primeira vez eu me decepciono com Saramago. O livro-testamento do autor, falecido em 2010, é curto e tem a clara intenção de mostrar os absurdos da Bíblia, no caso, os livros do Antigo Testamento. Para quem já lê a Bíblia desde pequeno e já sabe de tudo isso, nada é novidade e fica parecendo até ingênuo da parte do autor esse ataque ao Deus dos judeus, ao Deus do antigo testamento. Em vez do homem rancoroso, prefira o humanista de Todos Os Nomes e Ensaio Sobre A Cegueira.




Vidas Secas - Graciliano Ramos

A cada leitura, mais a obra clássica e concisa de Graciliano Ramos ganha valor. Uma vez que encontramos a "voz" do livro, que traz uma narrativa múltipla e que se mistura aos pensamentos de seus personagens (Fabiano, Sinhá Vitória, os dois meninos e até a cachorra Baleia), mais admiramos a obra. O autor, ainda que use uma linguagem que parece tão seca quanto o solo do sertão nordestino, utiliza de momentos de pura poesia.




Ilha Deserta - Filmes

Essa coleção Ilha Deserta é bem irregular, mas a ideia é muito boa: pedir para diferentes pessoas que enumerem dez filmes que elas levariam consigo para uma ilha deserta. Temos os ótimos textos do Inácio Araújo, entre outros, mas quem deixa marcas fortes na antologia é mesmo o cineasta João Moreira Salles, que já começa avisando que não é nenhum cinéfilo, mas que se especializou no campo dos documentários. Graças a ele, eu descobri Seams, de Karim Aïnouz, e Teodorico, O Imperador Do Sertão, de Eduardo Coutinho, entre vários que eu ainda pretendo ver. Seus textos são esclarecedores e nos deixam com vontade de conhecer as obras.




Epístola De Paulo Aos Romanos

Dos livros contidos na Bíblia, sempre tive um pouco de cisma com o apóstolo Paulo. Uma parte de mim acreditava que nem ele mesmo tinha absorvido as palavras de Jesus e acabou por helenizar tudo. Resolvi ler a carta que ele escreveu para a Igreja em Roma. Seu texto é um dos mais bem escritos da Bíblia, com períodos longos bem construídos, mas com aquele ranço que lembra muito os discursos de padres. Ele já começa recomendando ao povo de Roma para parar com a "pouca vergonha", condenando o contato 'mulher com mulher' e 'homem com homem', que era bastante comum naquela época, em Roma. É também o livro da Bíblia que mais oferece bases para a questão do não-casamento dos padres.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 12:00 PM
. . .
Comments:


. . .