RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

quarta-feira, dezembro 31, 2014
PESQUISA LITERÁRIA 2014 (17)

QUAIS OS ÚLTIMOS 3 LIVROS QUE VOCÊ LEU?

Marcos Aurélio Felipe

https://www.facebook.com/marcosafelipe

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++  

Desagregação - Por Dentro De Uma Nova América - George Packer
 


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO:
George Packer, a partir de retratos e perfis biográficos, apresenta uma América vinculada ao sucesso e ao fracasso, a realizações e perdas, superação e derrotas. A partir de seus personagens, cujas narrativas e trajetórias vem do Século XIX, passando pelo Século XX até os dias atuais, conhecemos e entramos em temas cruciais que constituíram os Estados Unidos de hoje: direitos civis, racismos, energias alternativas, os meandros do poder, desagregação social e perdas econômicas com as diversas crises que se arrastam dos anos 80 a 2008, as conquistas e empreendedorismos vinculadas ao Vale do Silício, a crise imobiliária, Ocupe Wall Street. Todos abordados através das trajetórias de americanos conhecidos e anônimos: como o empreendedor Dean Price, Oprah, o lobista Jeff Connaugton, a operária e ativista Tammy Thomas, Jay-Z e outros.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Sem Lugar Para Se Esconder - Glenn Greenwald
 


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO:
Leitura eletrizante, contemporânea e atual em se tratando de uma abordagem crítica sobre a mídia - em especial, sobre determinadas práticas do jornalismo americano ... quase sempre vinculadas ao poder. O livro, que é dividido em cinco partes, é permeado por estilos e abordagens diversas. Faz narrativa biográfica, sociologia do poder, crítica midiática. Adotando um estilo narrativo, o jornalista Glenn Greenwald apresenta os primeiros contatos com Edward Snowden, o encontro em Hong-Kong, todo o processo que possibilitou divulgar para o mundo o esquema de espionagem da NSA americana. Aborda as práticas nefastas dos governos americanos e inglês, as práticas subservientes do jornalismo oficial, teoriza sobre vigilância, controle e espionagem social. Greenwald, que escrevia sobre direitos civis para o Guardian, foi o responsável pelas principais matérias a partir dos documentos secretos vazados por Snowden e por jogar luz sobre um dos temas americanos mais controversos da contemporaneidade.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Se Um Viajante Numa Noite De Inverno - Ítalo Calvino
 


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO:
Excelente construção narrativa que, em formato de labirinto, deixa o leitor perplexo diante do universo literário que se apresenta. Sim, pois, além do personagem ser o próprio leitor, Calvino torna o mundo literário o segundo ou personagem central do romance. Como foco, antes de tudo, o processo narrativo, que o tempo todo chama atenção do leitor-personagem sobre como a literatura se constrói, como são criadas as atmosferas que envolvem as personas e o seu ambiente. Ademais, em todo o percurso, reflexões sobre o mundo dos livros: porque lê-los, qual sua importância, as categorias diversas desse objeto de consumo, desejo, arte.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 10:00 AM
. . .
Comments:


. . .