RD - B Side
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

"Sometimes meaningless gestures are all we have"

terça-feira, dezembro 30, 2014
PESQUISA LITERÁRIA 2014 (16)

QUAIS OS ÚLTIMOS 3 LIVROS QUE VOCÊ LEU?

Marcelo V.
http://cinearquivo.blogspot.com.br/

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Tout Tintin - Hergé


 
NOTA: BOM

COMENTÁRIO: Muito curioso como o olhar eurocêntrico e politicamente incorreto ajudou a envelhecer a popular obra do cartunista belga, centrada nas aventuras repletas de violência e  reviravoltas inverossímeis de um jovem repórter. Ainda assim, é engraçado que a figura de Tintin tenha mais destaque na Paris de hoje que o prata da casa (e de qualidade muito superior) Astérix. Lido em francês.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

La Religieuse - Diderot


 
NOTA: ÓTIMO

COMENTÁRIO: Tinha visto a primorosa adaptação cinematográfica de Rivette, que achei bem mais impactante que este original, lido em francês. Ainda assim, as agruras da protagonista e os personagens que a circundam formam um clássico do anticatolicismo.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Gênesis - Robert Crumb


 
NOTA: EXCELENTE

COMENTÁRIO: Meu primeiro contato com essas histórias tão influentes na nossa cultura foi na infância, em adaptações fartamente ilustradas (não necessariamente histórias em quadrinhos). Na adolescência, li pela primeira vez esses textos na Bíblia, em uma versão de luxo, de grande formato e capa dura, também ricamente ilustrada com pinturas. Quase 20 anos depois, renovo meu contato com o primeiro livro bíblico em outra versão com texto e imagens, que Robert Crumb demorou 4 anos para fazer. Além da qualidade do traço do artista e da riqueza dos personagens e dos enredos, esta obra se destaca por seus cuidados com a fidelidade aos textos originais e a contextualização após pesquisas (mantidas na edição brasileira), culminando em um produto que respeita leitores de todas as crenças e, espero, desafia quem ainda pense que as HQs são um meio de expressão artística necessariamente menor que a literatura ou a pintura.

Marcadores: , ,



posted by RENATO DOHO 10:00 AM
. . .
Comments:


. . .