sexta-feira, dezembro 31, 2010
Nurse Jackie - Season 2
Continua ótima a série da Edie Falco. A personagem dela fica cada vez mais complexa e, por vezes, cruza as linhas do que é ser protagonista/antagonista. Os coadjuvantes são muito bons e a temporada finaliza de um jeito que fica urgente a vontade de começar a terceira.
Men Of A Certain Age - Season 1
Ótima investida de Ray Romano num tom bem diferente do que se associa à ele. As crises e dilemas de 3 amigos quarentões são tão familiares que você gargalha, chora e angustia junto deles. E você consegue se identificar com os 3, mesmo que eles sejam bem diferentes. Mesmo não tendo ganchos é daqueles seriados que você quer ver logo o próximo episódio para ver quais as novas situações que enfrentarão e como lidarão com seus problemas.
The Good Wife - Season 1
Julianna Margulies ótima nesse seriado que vai além de um seriado de advogados. A temporada vai num crescendo e termina muito bem preparando o terreno para a segunda temporada.
Helen
Drama forte sobre uma professora que enfrenta uma profunda depressão. Ashley Judd está ótima. Destaque para Lauren Lee Smith.
Atração Perigosa (The Town)
Mais uma firme direção de Ben Affleck com ótimos momentos, só não adquire o peso que poderia ter tido.
Flipped
Um Harry & Sally pré-juvenil: a eterna falha de comunicação entre homens e mulheres começa desde cedo. Rob Reiner dirige.
Enterrado Vivo (Buried)
Um filme passado somente dentro de um caixão vale pela experiência, e o tema abordado vira mais algo político do que de terror. O final, apesar de desesperador, é previsível.
Demônio (Devil)
Outro filme que quase se passa inteiramente num só lugar, no caso um elevador. Diverte enquanto dura com revelação surpresa à la Agatha Christie.
. . .
Comments:
quarta-feira, dezembro 01, 2010
Novembro 2010
AMERICANOS
A Dog Year, George LaVoo
I'm Still Here, Casey Affleck
Flipped, Rob Reiner
The Haunting In Connecticut, Peter Cornwell
The Kids Are All Right, Lisa Cholodenko
Wall Street - Money Never Sleeps, Oliver Stone
EUROPEUS
Enter The Void, Gaspar Noé
Room In Rome, Julio Medem
ORIENTAIS
Assault Girls, Mamoru Oshii
Mimi Wo Sumaseba, Yoshifumi Kondo
AUSTRALIANOS
Red Hill, Patrick Hughes
The Waiting City, Claire McCarthy
DOCUMENTÁRIOS
Catfish, Henry Joost & Ariel Schulman
Chelsea On The Rocks, Abel Ferrara
Imaginary Witness - Hollywood And The Holocaust, Daniel AnkerMarcadores: Mensal
. . .
Comments:
segunda-feira, novembro 29, 2010
Pesquisa Literária 2010 (Índice)
Chega ao fim a pesquisa de 2010! Agradeço todos que participaram e todos que acompanharam as respostas e puderam ver diversas dicas literárias nesse últimos dias. Foram 19 respostas!
Não quis esse ano colocar minha própria resposta, mas as pessoas podem acompanhar minhas leituras através do Estante De Livros.
Daqui a 2 anos teremos nova pesquisa literária e espero ver suas respostas novamente. Keep on reading!
Aqui um índice das respostas por nomes, em ordem alfabética, para facilitar a pesquisa:
Adriano Soares
Ailton Monteiro
Alana Isabelle
Cristiane Oyafuso
Denise Yumi Yabiku
Eliza Nakamura Hachiman
Fernanda Pontes
Ilana Casoy
Jordan Bruno
Leandro Caraça
Marcelo Reis
Marcelo V.
Marlonn Della Bruna
Mayumi Kawamoto
Rafael Miura Bonazzi
Raquel Ottani Boriolo
Rodrigo P. Pereira
Rodrigo Takata
Silvana DohoMarcadores: 2010, Índice, Pesquisa Literária
. . .
Comments:
sábado, novembro 27, 2010
PESQUISA LITERÁRIA 2010 (19)
QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?
MAYUMI KAWAMOTO
Os Sinos De Nagasaki - Paulo Nagai
Esse é o meu preferido sem sombra de dúvida, um achado na minha vida, o li pela primeira vez quando tinha 13 anos e depois o reli inúmeras vezes. O relato presente nesse livro é simplesmente incrível e não há como não se envolver com a história. A edição que tenho dele está se desfazendo de tão antiga e quando ganhei já era velhinha, ela é de 1959 (na verdade tenho dois exemplares, o outro está mais bem conservado e é da década de 60, uma reedição). Se você é daqueles que chora vendo Ichi Rittoru No Namida vai chorar mais ainda lendo esse livro. O relato é comovente. O autor é um médico que sobreviveu à bomba, mas que conviveu com os efeitos da radioatividade e estudou em seu próprio corpo esses efeitos. Além disso, ele faz a descrição detalhada das cenas horríveis que ocorrem concomitantemente ao cataclismo da bomba e no pós bomba e o estado das pessoas, da cidade. É um relato dramático, mas que mostra a realidade tal como ela se apresentava, como por exemplo, a forma como ele encontra a esposa carbonizada com um terço na mão. Pra mim é um testemunho de esperança em cada uma das 200 páginas e por isso eu sempre recomendo a leitura.
Clube Dos Corações Solitários - André Takeda
Esse é um daqueles livros que eu não dava nada e acaba que o livro me prende e eu me reconheço em partes dele. Não lembro como cheguei a ele, mas sei como ele me pegou de jeito. Sempre fui fã dos clássicos da literatura nacional e mundial e de repente me pegar lendo um livro dessa nova literatura considerada literatura pop digital é meio que uma ruptura com o que me era habitual. Mas o livro é tão direto e captura a vida em instantes tão únicos e com confissões tão semelhantes a dos meus amigos e as minhas próprias que me senti parte integrante dessa guerrilha pop como o Lúcio Ribeiro descreve na orelha do livro, na luta pelo direito de escrever sobre a namorada e sobre os Pixies na mesma linha, de sofrer por amor e buscar explicação nas teorias nickhorbianas. O livro definitivamente foge dessa mesmice absoluta que paira sobre os nossos telhados e me identifiquei demais com a melancolia, a “infelicidade cultivada”, o descompasso dos acontecimentos e a abordagem dos vários lances do livro. Antes eu brincava dizendo que via meus amigos no Spit (protagonista do livro), hoje eu admito que eu me vejo no Spit, não em tudo (ele fuma e eu abomino cigarro), mas em muitas das visões dele da vida e na forma como ele afirma lá pelas últimas paginas (página 191) a forma dramática como ele encara certos acontecimentos e sentimentos e como ele admite finalmente que mergulha intensamente em muitas e tantas coisas/relacionamentos/pensamentos/caminhos e eu vi o que eu estava vivendo e pensando há um mês atrás. Vale a pena ler!
Nunca Subestime Uma Mulherzinha - Fernanda Takai
O livro é uma reunião de contos e crônicas publicados pela autora nos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas, com prefácio escrito por Zélia Duncan. Ganhei do meu ex-namorado esse livro numa visita que fiz a ele em Sampa... na verdade ele me disse pra escolher um livro numa lista com vários vendidos pela Folha, escolhi esse porque achei devidamente instigante o título e fora que meio que gosto do Pato Fu e das composições da Fernanda Takai. Considerando que até Clarice Lispector era uma mulherzinha... o que eu posso dizer então?!?! Mas o que mais me chamou a atenção foi o texto referente ao que estava escrito numa camisa da Fernanda Takai num show... Eu sei voar... e o desenho da borboleta atrás da camisa... colocar asas nos sonhos... e eu digo yes... and I'll fly like a butterfly... meus sonhos andavam dando de encontro em algumas paredes e quando li isso... algo em mim disse que sim eu posso voar... posso não ter asas, mas meus sonhos tem... e como voam longe e alto...
Que sejamos mulherzinhas... mas nunca subestimadas... mulherzinhas sim e das boas!
Altamente recomendável a qualquer mulherzinha, mulherão, homenzinho ou homenzarrão que não vai deixar de se encantar com as situações tão corriqueiras e encantadoras em que somos lançados nesse livro... desde fazer um pão com a filha, lembranças de 20 e tantos anos atrás... lembranças... todos nós as temos, mas como as encaramos e como convivemos com elas que é a questão... mas é isso... permita-se entrar nesse mundinho permitido da Fernanda Takai... pena que dura tão pouco, são apenas 136 páginas...
Memória Do Cotidiano (A Belém De Quase Ontem) - Lúcio Flávio Pinto
Para mim sempre é gostoso ouvir ou ler sobre história e ainda mais sobre a história da cidade em que eu nasci. Belém possui uma história incrível, pena que tudo virou só história e ficou na lembrança de muita gente... Esse livro é mais um retrato da Belém do "já teve"... interessantíssimo diga-se de passagem... o livro nos remete a extratos retirados dos jornais e propagandas circulantes na cidade no período de 1914 a 1987... e ele termina onde eu começo... nasci em 1987...
E como consta na contra-capa... "O leitor que percorrer os textos e as imagens sairá da leitura compreendendo melhor e valorizando mais a sua terra. E descobrindo-se também um personagem dessa história"... Bem que eu queria ter tido o prazer de conhecer o Grande Hotel ou um dos 13 cinemas de rua existentes em 1958 em Belém... se bem que ainda cheguei a ver "Os Trapalhões" no Cine Palácio antes de ele virar Igreja Universal... e como gostava de ver filmes na salas gigantes do Olímpia e do Nazaré (agora Lojas Americanas), quanto aos outros nem sequer vi sombra... e os coretos do largo de Nazaré??? Um deve estar muito bem alocado em Petrópolis... É, Belém tem dessas coisas... Não tive a sorte de me deliciar com um biscoito fino ou um chocolate da Fábrica Palmeira... Nasci e já havia o buraco da Palmeira que me dava medo quando criança (achando que ali habitavam os seres mais absurdos possíveis... mente criativa a minha não é?)... Mas há as suas vantagens em nascer pós uma época em que a "Folha do Norte" publicava diariamente os nomes de quem faltava as aulas nos colégios da cidade... Já pensou ser pega através do jornal cabulando? Numa época em que há colégios a cada esquina e que o Paes de Carvalho já não forma a elite local. Essas noticias realmente soariam desnecessárias e mesmo absurdas...
É, Belém já teve dessas coisas... e muitas outras mais que minha geração e talvez a geração antes da minha não presenciaram nem puderam prestigiar... é... a Belle Époque realmente passou... e os resquícios dela estão sumindo pouco a pouco... muito sutilmente (ou descaradamente, depende do ponto de vista) a cada governo que passa...
Corações Sujos - Fernando Morais
Estava na feira do livro em Belém em 2001 quando passei pelo stand da editora Vozes e vi esse livro (que não foi publicado pela Ed. Vozes!) e ele estava sendo vendido por R$ 19,00 e ele tinha sido lançado fazia pouco tempo e o preço dele normal era mais de R$ 40,00. Comprei na mesma hora e simplesmente adorei o livro e a forma como o autor desenvolve e explora a temática tratada nele. Além de eu já ter lido outros livros do autor (Olga, por exemplo) e ter gostado, o que influenciou minha compra. O livro é tão bom que está sendo rodado ou foi rodado o filme de mesmo nome baseado no livro. Já li inúmeras vezes e sempre descubro novas coisas quando o leio. Quando o li pela primeira vez eu ainda não estava na faculdade e até cheguei a cogitar fazer História pra estudar essa mesma temática na colônia japonesa do Pará.
O mais incrível é que esse assunto não se esgota nesse livro. Conversando com os mais velhos de lá de Belém eu ouvi que houve um movimento no Estado do Pará semelhante ao de São Paulo, seriam os braços da Shindo Renmei no norte do país? Hehe... Aí é assunto para ser estudado em dissertações e teses de doutorado. Mas é um assunto interessante e um aspecto da colônia pouco conhecido até mesmo pelos descendentes. Esse rebuliço dentro da própria comunidade nipônica com seus aspectos trágicos e cômicos, pois muitas das atividades da Shindo Renmei mesmo sendo bem arquitetadas na hora da execução alguma coisa boba dava errado e o plano homicida acabava frustrado. Não vejo a hora de assistir o filme!
Machu Picchu – Na Trilha Dos Incas - Geraldo Abud Rossi
Como boa mochileira que eu sou, vez ou outra me pego lendo livros sobre meus próximos destinos. E Machu Picchu é um lugar que eu tenho vontade de conhecer desde que li o livro Aventura No Império Do Sol (assim como eu quis conhecer Ouro Preto depois de ler A Ladeira Da Saudade do Ganymedes José). Ganhei esse livro de um amigo e realmente gostei da abordagem do autor. Porque o livro vai muito além de um guia onde o autor descreve suas próprias experiências, apresentando dicas e informações valiosas sobre o percurso desde o Brasil até o Machu Picchu, falando sobre o Trem da Morte, passando pela Bolívia e Cuzco e com inúmeros registros e valores de locais para estadia, o livro se insere na cultura, na história daquela civilização, nos permitindo compreender a singularidade e as peculiaridades dos seus sítios arqueológicos, dos legados, das tradições e costumes e seu regime atual. O livro apresenta trilhas pelo Vale Sagrado dos Incas onde existem templos e santuários e cidades sagradas com mapas para ajudar no percurso, registros fotográficos e um pequeno glossário com palavras relevantes no final da edição e algumas dicas ao lado de cada etapa do percurso, além de apresentar com exclusividade o caminho secreto de Salcantay que leva a Machu Picchu, desconhecido pelos turistas e era usado pelos soldados incas. Recomendo a leitura aos mochileiros de plantão.
NOTA DO OWNER: abri exceção e publiquei os 6 livros citados na resposta por não querer cortar um dos livros.Marcadores: 2010, Mayumi Kawamoto, Pesquisa Literária
. . .
Comments:
sexta-feira, novembro 26, 2010
PESQUISA LITERÁRIA 2010 (18)
QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?
ELIZA NAKAMURA HACHIMAN
Superando A Ansiedade - Eulália Bueno
O livro nos dá dicas de como superar a ansiedade de modo sereno sem "aflições". É um livro bom, encontrei nele minhas dúvidas com soluções.
A Árvore Da Cigana - Alicia Dujovne Ortiz
Narra a história de famílias que imigraram para a Argentina, descendentes de russos-judeus, comerciantes que povoaram o país desde a colônia até os dias atuais. Gostaria de conhecer um pouco da história da Argentina, inclusive a autora.
Quem Mexeu No Meu Queijo? - Spencer Johnson
Li este livro pois trabalho no ramo, tem a ver com meu trabalho.
O Futuro Da Humanidade - Augusto Cury
Faz refletir.
Forrest Gump - O Contador De Histórias - Winston Groom
É interessante e muito divertido.Marcadores: 2010, Eliza Nakamura Hachiman, Pesquisa Literária
. . .
Comments:
quinta-feira, novembro 25, 2010
PESQUISA LITERÁRIA 2010 (17)
QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?
SILVANA DOHO
O Brilho Da Alma - Helena K. Sanada
O livro traz uma coletânea especial de diversas experiências de dekasseguis, onde os leitores que um dia vivenciaram essa experiência de ter ido ao Japão, podem reviver vários momentos durante a leitura. Tive a honra de participar ativamente do lançamento deste livro através de um evento musical, juntamente com os alunos e coordenador do curso de idioma japonês Anderson Missao Morishita. Sob direção da escritora Helena K. Sanada que optou pelo canto em sua apresentação, transmitindo através da música os sentimentos que captou de cada dekassegui. Segundo ela, o canto consegue alcançar a "alma". E a melodia da música juntamente com a dança completam a transmissão dos sentimentos. Organizado pelo CIATE - Centro de Informações e Apoio ao Trabalhador no Exterior.
Recomendo aos historiadores, sociólogos, pesquisadores com interesses em estudos sobre o "movimento dekassegui" e amantes da cultura japonesa.
Projeto Kaeru - Programa De Inclusão Dos Filhos De Trabalhadores Brasileiros Do Japão Às Escolas Públicas Do Estado De São Paulo - Kyoko Yanagida Nakagawa
Explana um programa educacional voltado para a reinserção dos filhos de trabalhadores brasileiros no Japão, contando com apoio psicológico, social, psicopedagógico, alfabetização e reforço escolar às crianças do ensino fundamental da rede pública de educação que em decorrência do movimento dekassegui, atualmente apresentam uma série de dificuldades escolares. É um grandioso trabalho, pois acredito que a base do desenvolvimento de qualquer país está nos investimentos nas áreas da educação.
Como Não Aprender Inglês - Michael A. Jacobs
Livro muito prazeroso de ser lido, contando vários episódios cômicos e as mais comuns gafes que um estrangeiro comete quando ainda não possui domínio do idioma inglês. Facilita a fixação da gramática de forma divertida!
desCasos - Alexandra Lebelson Szafir
Inspira qualquer ser humano a fazer uma nova leitura da vida. Sem movimentos do corpo e com a ponta do nariz, a autora, advogada criminalista, escreveu o livro para denunciar os descasos da Justiça. Portadora de uma enfermidade que ainda depende de pesquisas científicas mundiais voltadas para a estabilização e cura. A mesma doença que afeta o renomado físico inglês Stephen Hawking.
A experiência de vida que tive diretamente com esta enfermidade, durante o período de acometimento da saúde da minha mãe por este mal, trouxe uma imensa reflexão e transformação interior.
Sonho com uma sociedade mais justa e acredito na cura da esclerose lateral amiotrófica - ELA. Enquanto isso não acontece, espero que as autoridades competentes do nosso país invistam mais em pesquisas científicas, tecnologias e novas portarias em nível federal que garantam o tratamento integral desta enfermidade.
Saúde é um dos bens intangíveis mais preciosos do ser humano e conforme assegura a Constituição Federal do Brasil, artigo 196 a saúde é direito de todos e dever do Estado.
Leitura recomendável para profissionais ligados à ciência política, medicina, cuidadores, familiares e portadores de ELA (também conhecida como ALS - Amyotrophic Lateral Sclerosis ou Lou Gehrig's disease).
A Busca Do Uau! - Tom Peters
É um livro que engloba vários pensamentos, contendo estratégias e táticas necessárias para enfrentar a nova era. Estimula sua criatividade através da leitura e instiga a idealização, criação e produção de novos projetos.Marcadores: 2010, Pesquisa Literária, Silvana Doho
. . .
Comments:
quarta-feira, novembro 24, 2010
PESQUISA LITERÁRIA 2010 (16)
QUAIS OS ÚLTIMOS CINCO LIVROS QUE VOCÊ LEU?
LEANDRO CARAÇA http://buchinsky.wordpress.com/
História Do Medo No Ocidente - Jean DeLumeau
O autor apresenta os maiores pesadelos da civilização ocidental do século XIV ao XVIII, como o mar, a morte, a peste, a fome, a feitiçaria, o fim do mundo...
Cinema Político Italiano - Anos 60 E 70 - Angela Prudenzi & Eliza Rezegotti
Entrevistas com diretores italianos do cinema político dos anos 60 e 70: Bernardo Bertolucci, Ettore Scola, Carlo Lizzani, Elio Petri e vários outros.
Behind The Pink Curtain - Jasper Sharp
A história do cinema erótico japonês (o chamado pinku eiga) através das décadas.
A Liga Extraordinária - Século: 1910 - Alan Moore & Kevin O’Neill
Novo capítulo da série criada por Moore, agora com Mina Murray e Allan Quatermain enfrentando uma ameaça sobrenatural no começo do século XX.
Maria Erótica E O Clamor Do Sexo - Gonçalo Júnior
O livro conta os processos do mercado editorial brasileiro de revistas eróticas durante o regime militar e sua relação direta com a censura.Marcadores: 2010, Leandro Caraça, Pesquisa Literária
. . .
Comments:
|
. . .
|